Ciência
04/02/2023 às 13:00•3 min de leitura
Um dos assuntos mais comentados da última semana é a minissérie Todo Dia a Mesma Noite, da Netflix. Ela conta a história da tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria, que completou dez anos recentemente. Naquela fatídica noite de janeiro de 2013, 242 jovens morreram e outros 636 ficaram gravemente feridos em um incêndio.
Esse foi o segundo pior acidente do tipo no Brasil, em número de mortos, superado apenas pelo caso do Gran Circus Norte-Americano, nos anos 1950. Os incêndios dos edifícios Andraus e Joelma, em São Paulo, também entraram na memória dos brasileiros.
Infelizmente, desastres como esse continuam acontecendo. Se você acabar em uma situação como essa, saiba que existem maneiras de sobreviver a incêndios em locais fechados. Conhecer as boas práticas pode fazer toda a diferença.
(Fonte: Shutterstock)
Um dos principais motivos da tragédia da Boate Kiss foi a ausência de saídas de emergência e de sinalizações nítidas indicando para onde as pessoas deveriam ir.
A verdade é que todos os prédios devem ter sistemas de prevenção a incêndios, extintores e saídas de emergência bem sinalizadas com portas corta-fogo — de modo que o incêndio não se alastre e todos possam sair em segurança. Se você trabalha ou mora em um edifício, saber como funciona isso no seu prédio é muito importante.
(Fonte: Shutterstock)
Pode ser desagradável parar tudo que você está fazendo para sair do prédio por conta de um "alarme falso" — mas é melhor isso do que descobrir um incêndio verdadeiro tarde demais.
Assim que um alarme soar — ou alguém gritar "fogo!" —, alerte as pessoas ao seu redor e saia imediatamente. Mas é claro: faça isso com calma, para evitar uma avalanche humana. Por outro lado, não perca tempo pegando seus pertences: a prioridade é sair o mais rápido possível.
Use sempre as escadas e, se houver fumaça, abaixe-se para não inalar gases tóxicos. Mas não se arraste pelo chão, já que alguns compostos podem se acumular nessa altura, o ideal é ficar de cócoras ou engatinhar. Use uma peça de roupa como máscara.
Leia também: 6 dicas fundamentais para sobreviver em uma avalanche humana
(Fonte: Shutterstock)
A não ser que você tenha treinamento, é melhor não tentar apagar o fogo — afinal, isso só vai fazer você perder tempo na saída e pode, na verdade, alimentar as chamas. Chame o Corpo de Bombeiros imediatamente, uma vez que eles sabem como enfrentá-las corretamente.
O que você pode fazer é evitar que as chamas se alastrem, fechando portas que encontrar no caminho para a saída. Se ficar preso em uma sala, durante o incêndio, jogue qualquer material inflamável (como papéis) pela janela. Além disso, crie barreiras entre você e o fogo, fechando portas e colocando roupas molhadas nos vãos.
(Fonte: Shutterstock)
Em caso de incêndio em local fechado, você deve sair o mais rápido possível — mas isso não quer dizer que você não precisa ter cuidado. Antes de abrir uma porta, veja se não há fumaça saindo pelos vãos e sinta sua temperatura.
Se ela estiver quente, pode haver fogo do outro lado. Nesse caso, é melhor manter essa porta fechada e procurar outra saída ou tentar se proteger, esperando pelo resgate onde você está.
Mesmo que a porta pareça fria, abra com cuidado e sem se expor à abertura — assim, você corre menos risco.
(Fonte: Freepik)
Se você estiver em um incêndio em um prédio, o melhor a fazer é tentar descer as escadas, buscando a saída — subir as escadas pode dificultar o resgate. Se você não conseguir descer, tente encontrar um lugar não atingido pelas chamas e se proteja.
Fechar portas, colocar roupas molhadas, jogar materiais inflamáveis fora e proteger o nariz da fumaça são estratégias essenciais. Também ligue para os serviços de emergência e comunique onde você está — ou sinalize, balançando um pano para fora.
Evite quebrar o vidro, uma vez que a fumaça pode entrar pela janela. Só abra o suficiente para poder respirar e fazer sinais para o resgate. Tente manter a calma e só pule a janela se a queda parecer razoável — do primeiro andar, por exemplo.
Muita gente morre pulando de prédios em chamas quando faltavam minutos para o resgate.
(Fonte: Freepik)
Como dito, você deve permanecer o mais longe possível do fogo, criando barreiras entre você e o incêndio. Mas se, numa situação limite, você tiver que passar pelo meio das chamas — ou o fogo pegar em você —, prenda a respiração, cubra a cabeça e saia rapidamente dali.
Se as suas roupas pegarem fogo, correr só fará com que ele se espalhe. O correto é parar e se debater no chão, para sufocar as chamas. Enquanto fizer isso, proteja seu rosto.