Ciência
30/03/2023 às 06:30•2 min de leitura
Uma análise da revista The Economist, com base no índice Big Mac, indica que o dólar deveria custar R$ 4,27 no Brasil. Isso significa que a moeda nacional tem uma desvalorização de 17,2% em relação à moeda dos Estados Unidos.
A conclusão foi tomada a partir da comparação dos preços do sanduíche do McDonald's nos dois países com a variação cambial no final de 2022. O cálculo dividiu o valor pago pelo hambúrguer no Brasil (R$ 22,90) e EUA (US$ 5,36) e verificou a diferença do câmbio do dólar, que era de R$ 5,16. Mas o que isso significa?
“Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebolas, picles e um pão com gergelim”, essa é a receita do Big Mac no Brasil. (Fonte: Flickr/Marco Verch Professional/Reprodução)
O índice Big Mac é uma medida criada pelos editores da revista The Economist em 1986, que começou como uma brincadeira, mas se tornou uma maneira de comparar o poder de compra das diferentes moedas em todo o mundo, usando o preço do hambúrguer do McDonald's como base de comparação.
A ideia é que, como o Big Mac é vendido em quase todos os países do mundo e contém os mesmos ingredientes básicos, o preço do sanduíche deveria ser o mesmo em todos os lugares, se as taxas de câmbio estiverem corretas.
Se o preço do hambúrguer for mais alto em um determinado país, isso sugere que a moeda desse país está sobrevalorizada em relação ao dólar americano, enquanto se o preço for mais baixo, isso sugere que a moeda está subvalorizada.
O Big Mac mais caro do mundo foi encontrado na Suíça, por R$ 37,61, enquanto o mais barato no Egito, por R$ 9,27, de acordo com pesquisa realizada pela empresa HelloSafe Brasil, que buscou descobrir os preços do combo com refrigerante e batata frita.
O Brasil está na 22ª posição em um ranking de 53 países onde o Big Mac do McDonald's tem os maiores preços, de acordo com o Índice Big Mac, considerando o valor médio do sanduíche de R$ 22,90 em 2022.
O índice Big Mac deve ser usado como curiosidade, pois não reflete de forma completa a diferença entre as economias de países. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
Embora seja uma ferramenta interessante para se ter uma ideia geral sobre as diferenças de preços entre os países, o índice Big Mac não deve ser usado como uma medida precisa do poder de compra das moedas.
Os custos de produção e os preços do hambúrguer variam muito de país para país devido a diferenças na oferta e demanda de matérias-primas, impostos, leis, custos trabalhistas, segurança, transporte e outras variáveis que afetam a economia.
O sanduíche pode ter um sabor e receita diferente em cada país, a depender das preferências e restrições culturais e religiosas dos consumidores locais. Outro ponto a se considerar é que o Índice Big Mac não leva em conta a flutuação cambial.