5 criaturas completamente assustadoras do folclore judaico

03/06/2023 às 13:002 min de leitura

Folclore e tradições fazem parte de todas as culturas humanas já existentes, sendo algumas mais selvagens, interessantes, emocionantes ou até mesmo mais assustadoras do que outras. Afinal, faz parte do ser humano buscar algo para ter medo e, nesse sentido, o folclore judaico não deixa nada a desejar. 

Dentro do judaísmo, o que não falta são histórias de monstros noturnos, horripilantes e perigosos, prontos para atacar os mais inocentes. Inclusive, vários demônios judeus e criaturas míticas dessa religião seguem vivos na cultura atual. Veja só cinco criaturas completamente assustadoras do folclore judaico!

1. Lilith

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O demônio mais perigoso sobretudo para mulheres grávidas e bebês é Lilith, a primeira esposa de Adão. Segundo a lenda mais popular do folclore judaico, ela teria nascido do barro ao lado do primeiro humano feito por Deus, antes de Eva ser feita da costela de Adão.

Segundo o judaísmo, ela teria desobedecido Adão e pronunciado o nome de Deus em vão, sendo expulsa do Jardim do Éden por isso. A história também diz que Lilith teria fugido para o Mar Vermelho e dado à luz para cerca de 100 bebês demoníacos por dia, jurando rivalidade a Eva e Adão.

2. Shedim

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Os shedim nada mais são do que espíritos ou demônios do folclore judaico, bem diferentes dos demônios descritos no contexto cristão ou muçulmano. Ocasionalmente, esses seres são referidos como "outros deuses". Logo, são inerentemente maus.

De acordo com a lenda, os shedim são mais malévolos que os anjos caídos da tradição cristã, mas podem ser derrotados com armas feitas de ferro.

3. Golens

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Os golens são criaturas feitas a partir de argila, ou outros materiais inanimados, que se destinam a servir uma comunidade problemática em um momento difícil. Diz a lenda judaica que esses seres são produzidos apenas por místicos judeus bem versados na Cabala e são uma prova de sua habilidade.

Embora os golens sejam descritos como criaturas feitas para ajudar, alguns deles acabam causando mais problemas do que servindo para algo. O golem feito pelo ser humano seria um reflexo da humanidade — o que inclui virtudes e falhas de caráter. Logo, podem espelhar o pior lado dos seres humanos.

4. Bruxa de Endor

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A Bruxa de Endor foi consultada pelo primeiro rei de Israel, o rei Saul. Ela era detentora de um talismã capaz de convocar os mortos, o que fez com que Saul pedisse para que ela usasse tal artefato para obter conselhos do profeta Samuel — apesar do próprio Saul ter proibido feitiçaria em sua nação.

Através do feitiço, Samuel previu com sucesso que Saul seria morto no dia seguinte, mas não conseguiu dar qualquer conselho sobre a situação e Israel caiu nas mãos dos filisteus. De acordo com o folclore judaico, a bruxa sabia sobre todo o problema, mas escolher não ajudar. 

5. Leviatã

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Segundo a lenda judaica, o leviatã era uma gigantesca criatura marinha, considerada indestrutível. Inicialmente, existia um macho e uma fêmea, mas Deus matou a fêmea para que eles não reproduzissem e destruíssem o mundo. Conforme a crença judaica da vida após a vinda do messias à Terra, o leviatã seria servido como uma refeição para os humanos.

Quando esse animal mitológico está com fome, ele produz calor de sua boca e consegue ferver a água ao seu redor. O judaísmo diz que a única coisa que essa criatura teme são os vermes chamados "kilbit", que se agarram às guelras e matam peixes grandes.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: