Ciência
18/06/2023 às 06:00•2 min de leitura
Todo ser vivo em nosso planeta possui características únicas, seja seu tamanho, anatomia interna, peles diferentes e até mesmo texturas. E, de todos esses elementos, um que certamente chama a atenção é o formato ou o estilo do olho de alguns animais.
Afinal, vai dizer que nunca achou curiosa a forma com que os olhos de um camaleão se movimentam? Ou mesmo o olho em formato de "w" de um choco?
Se ficou interessado, veja a seguir alguns dos olhos mais incomuns que podemos encontrar no reino animal!
Leia também: 6 fenômenos realmente únicos do mundo animal
(Fonte: Getty Images)
A aranha saltadora possui oito olhos, tal como suas demais parentes. Entretanto, essa espécie possui alguns privilégios, se considerarmos que parte da sua visão fica alocada atrás da cabeça.
É comum que praticamente todas as espécies de aranha tenham uma visão mais limitada por conta do posicionamento de seus olhos, mas a aranha saltadora enxerga quase 360 graus ao seu redor. Os olhos maiores ficam na parte da frente, enquanto os menores localizados atrás ajudam a detectar movimentos.
(Fonte: Getty Images)
Um dos diferenciais do olho de um choco é o seu formato em desenho de W. Dessa forma, ele consegue equilibrar um campo de luz considerado verticalmente irregular, extremamente importante para as profundezas aquáticas em que habita.
Outro ponto é que os chocos enxergam apenas em preto e branco, mas podem girar seus olhos para ter um campo de visão ainda maior daquilo que acontece ao seu redor.
(Fonte: gallimaufry/Shutterstock)
Ainda falando sobre peixes, outro animal com olhos bem peculiares é o tralhoto. Encontrado em rios e lagoas da América do Sul, ele possui olhos que o permitem enxergar tudo que acontece não apenas nos ambientes aquáticos, mas também o que está na superfície.
Isso acontece porque sua pupila é divida em duas partes, com uma o permitindo enxergar o que está submerso e outra o que fica acima das águas. Por isso, alguns pesquisadores também o chamam de "peixe de quatro olhos".
(Fonte: Getty Images)
Os camaleões conseguem mover cada um de seus olhos de maneira independente em um eixo de 360 graus quase completo.
Além disso, ele pode processar tanto a visão monocular quanto a binocular, permitindo enxergar o que acontece de maneira individual em cada um dos olhos ou usá-los de forma conjunta.
(Fonte: Getty Images)
Por fim, o olho mais complexo existente dentro do reino animal certamente é o do camarão louva-a-deus. Um dos fatores que contribuem para isso é que ele pode ver literalmente tudo ao seu redor, graças a 16 fotorreceptores – a título de comparação, nós, humanos, temos apenas quatro.
Com esses receptores extras, o camarão louva-a-deus é capaz de enxergar cores invisíveis para outros animais, indo do ultravioleta ao infravermelho. Como se ainda não fosse suficiente, esse animal também consegue ver a orientação das oscilações das ondas de propagação da luz.
O motivo pelo qual essa espécie precisa de olhos tão complexos é algo que pesquisadores tentam descobrir até hoje.