Seja o primeiro a compartilhar

Qual é o maior e o menor músculo do corpo humano?

Os músculos do corpo humano estão ligados aos nossos ossos por tendões, o que permite com que nos movimentemos e mantenhamos uma postura ereta o tempo todo. Sem eles, provavelmente seríamos apenas um esqueleto daqueles de laboratório, sem capacidade de fazer qualquer tipo de esforço por conta própria.

Alguns músculos, como aqueles que ajudam você a sorrir ou flexionar os dedos, têm apenas alguns centímetros de comprimento. Contudo, músculos como os das coxas são bem grandes e volumosos. Mas em uma competição generalizada, qual é o maior e o menor músculo que carregamos em nossos corpos?

Leia também: 5 músculos que você pode estar esquecendo de exercitar

Maior músculo em massa

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A resposta para qual é o maior músculo do corpo humano depende completamente de dois fatores: massa e área de superfície. Dependendo do critério que adotarmos, teremos respostas completamente diferentes. O glúteo máximo, por exemplo, é o maior músculo que carregamos em termos de massa.

Este é o músculo que corre diagonalmente da parte superior central da pelve até a região do fêmur — ou osso da coxa. Ele é responsável por 12 a 13% do peso total de todos os músculos das pernas, de acordo com estudos realizados previamente em cadáveres adultos. Nós o usamos quando nos levantamos de uma cadeira, subimos um degrau ou estamos subindo uma ladeira. Por esse motivo, ele precisa ser poderoso o suficiente para movimentar o peso de toda a parte superior do corpo.

Em velocistas, esse músculo pode ser ainda maior. Estudos mostram que corredores de elite possuem músculos dos glúteos até 45% maiores do que velocistas amadores. Curiosamente, esse também é o maior músculo entre símios e macacos — ao menos em relação ao tamanho total do corpo. Cientistas acreditam que o glúteo máximo pode ter surgido de uma adaptação evolutiva a certas demandas impostas por sermos uma criatura bípede.

Maior músculo em superfície

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Porém, se mudarmos o critério para maior músculo em termos de superfície, o glúteo máximo deixa de ser o grande vitorioso. Nessa categoria, o maior músculo que temos é o grande dorsal. Existem dois deles, um de cada lado da coluna. Esses músculos largos e planos ficam sobre os outros músculos do meio e da região da lombar.

Segundo um estudo de 2022, publicado na International Journal of Morphology, um grande dorsal adulto médio mede cerca de 18 centímetros de largura e 36 centímetros de comprimento. Porém, esse músculo apresenta apenas 1,3 centímetros de espessura, o que faz com que nem se compare ao glúteo máximo em termos de massa.

Leia também: Índice de Massa Corporal: associação médica norte-americana sugere racismo e sexismo na métrica

Menor músculo do corpo

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Agora que você conhece os maiores músculos do corpo humano, quem fica com o posto de menor? Nessa categoria, só há uma opção: o estapédio. Esse pequeno músculo fica dentro da nossa orelha, medindo aproximadamente 5 milímetros de comprimento. Por isso, é o menor músculo esquelético que nós temos.

O estapédio está ligado ao estribo, um dos pequenos ossos do ouvido médio que transporta as vibrações sonoras do tímpano para o nervo auditivo. Quando esse músculo se contrai, isso amortece o movimento do estribo, evitando danos aos nervos resultantes de ruídos altos.

Em outras palavras, esse minúsculo músculo tem a importante função de evitar que o estribo vibre com muita violência. Ele se contrai involuntariamente em resposta a sons de um determinado volume. Inclusive, quando o estapédio para de funcionar, isso é um claro sinal de perda auditiva.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.