Ciência
19/10/2023 às 04:30•2 min de leitura
O Enem está chegando! A prova, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vai acontecer nos dias 5 e 12 de novembro. Com pouco menos de um mês para a realização do exame, ainda dá tempo de se preparar e conseguir as melhores posições nas maiores universidades do país.
Para te ajudar nessa tarefa, ouvimos Juliana Vicençote, gerente pedagógica da Wizard by Pearson. Ela trouxe 6 dicas importantes para você alcançar seu melhor desempenho na prova de Língua Estrangeira do Enem.
Prepare um cronograma visível e prático para estudar. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
Organização e planejamento são fundamentais na hora de estudar para uma prova tão longa quanto o Enem. Segundo Juliana, não é preciso estudar língua estrangeira todo dia, porém é importante fazê-lo com regularidade ao longo da semana, adaptando a sua agenda da melhor forma possível. Lembre-se de preparar um lugar confortável e silencioso e de inserir algumas horas de estudo por semana no cronograma.
Já tentou ler seu livro favorito no idioma original? (Fonte: GettyImages/Reprodução)
Uma das vantagens de estudar idiomas estrangeiros é que podemos ter contato com eles mesmo fora da hora de estudo oficial. Com tanto material em inglês ou espanhol, é fácil achar livros ou revistas nestas línguas e ler no seu horário de lazer. Toda familiaridade com a língua vai te ajudar na hora da prova.
Tente acompanhar as notícias em outros idiomas. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
Não sabe o que ler? Procure sites de notícias ou de assuntos que você gosta e tenha familiaridade. Estes portais estão sempre atualizados, então ajudam a se familiarizar com novos termos. Além disso, as provas versarão sobre conhecimentos gerais, então estar por dentro das notícias só vai te ajudar.
Reveja sua série favorita, mas sem legendas. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
Quer uma ideia para mergulhar no universo de um idioma estrangeiro? Tente assistir filmes ou séries que você já viu, mas agora sem legenda, ou, pelo menos, com a legenda na língua original. O fato de você já conhecer a história vai te fazer entender melhor o contexto, e mesmo assim você ficará mais atento para identificar as palavras e até melhorar a pronúncia.
Dicionário: um aliado poderoso. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
O dicionário é uma ferramenta poderosa para te salvar quando a memória falha ou na hora de aprender uma nova palavra. Na hora de estudar é sempre bom ter um por perto, se você deixa o celular longe na hora de se concentrar, vale a pena investir em um dicionário físico. Para quem não pode ter um, não se preocupe, hoje em dia é muito fácil achar bons dicionários online. Recorra a ele sempre que não souber, ou lembrar, o significado de uma palavra.
Mais planejamento vai facilitar sua vida. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
Outro cronograma? Sim, a ideia aqui é conseguir repassar os principais assuntos que sempre caem na prova. Para isso, separe alguns dias antes da prova e os temas recorrentes, como tempos verbais; voz passiva; pronomes; leitura e interpretação de texto. É hora de encaixar uma revisão na agenda e dar uma última olhada nas principais notícias dos últimos meses que podem pintar na prova.
Depois disso, é a hora de relaxar. Confira os documentos que você precisa levar para a prova e tenha claro o caminho que você vai percorrer. Lembre-se de dormir bem no dia anterior e se alimentar adequadamente no dia da prova. Depois de tanto estudo, você vai fazer uma ótima prova!