Disney 100 anos: 5 animações para treinar um novo idioma

17/10/2023 às 08:003 min de leitura

O ano de 2023 marca o centenário de uma das empresas mais conhecidas no mundo e que também marcou a infância de milhões e milhões de pessoas: The Walt Disney Company. Agora, já são 100 anos que a Disney está produzindo filmes incríveis e nostálgicos que nos mostram mais sobre o mundo sobre uma ótica um pouco diferente.

"A Disney tem sido por um século uma fonte de inspiração e alegria e as suas animações convidam as pessoas a mergulharem em uma jornada educativa e envolvente de aprendizado dos idiomas", afirma Anna Pyshna, especialista em relações públicas digitais da plataforma de idiomas Preply. Pensando nisso, a Preply separou uma lista com alguns filmes da Disney que podem te auxiliar no aprendizado na língua inglesa e também no conhecimento de outras culturas!

1. Hércules

(Fonte: The Walt Disney Pictures/Reprodução)(Fonte: The Walt Disney Pictures/Reprodução)

Para quem é apaixonado pela mitologia grega, o filme Hércules (1997) é perfeito para quem quer aprender inglês enquanto assiste aos antigos deuses da Grécia. A história segue a jornada do semi-deus Hércules, filho de Zeus e Hera, que é tirado de seus pais por Hades, o deus do submundo.

No inglês original, o filme possui uma linguagem bastante acessível. Além disso, seus diálogos e trilha sonora animada e de fácil compreensão podem se tornar valiosos aliados para um momento de estudos.

2. Mulan

(Fonte: The Walt Disney Pictures/Reprodução)(Fonte: The Walt Disney Pictures/Reprodução)

Agora se o seu plano é aprender inglês enquanto mergulha na cultura chinesa, a história de Mulan (1998) é o caminho certo. O filme fala sobre uma jovem que se disfarça de homem para lutar no exército e proteger sua família. Através das roupas, músicas e das tradições retratadas na obra, os espectadores podem conhecer mais sobre a vida na China enquanto escutam um inglês simples na fala dos personagens.

Além disso, a animação, que ganhou uma versão live-action em 2020, ainda conta com algumas palavras em chinês ao longo dos diálogos, o que ajuda a enriquecer o vocabulário dos estudantes ao ouvirem dois idiomas ao mesmo tempo.

3. Ratatouille

(Fonte: The Walt Disney Pictures/Reprodução)(Fonte: The Walt Disney Pictures/Reprodução)

Paris é inegavelmente uma cidade encantadora e que chama a atenção de milhões de turistas todos os anos. Pensando nisso, o filme Ratatouille (2007) é um belo exemplo para quem quer saber mais sobre a cultura francesa enquanto tenta praticar um pouco seu inglês. 

A animação conta a história do ratinho Remy, que sonha em ser um chef de alta gastronomia. Além de poder aprender inglês com o filme, a obra da Disney é rica na ambientação parisiense e até mesmo apresenta algumas expressões no idioma — principalmente na área da culinária.

4. Aladdin

(Fonte: The Walt Disney Pictures/Reprodução)(Fonte: The Walt Disney Pictures/Reprodução)

Outra animação da Disney que ganhou um live-action foi Aladdin (1992), uma animação que fala sobre um jovem pobre que encontra uma lâmpada mágica com um gênio que concede desejos. Com a ajuda do ser místico, ele se disfarça de príncipe para conquistar o coração da princesa Jasmine e enfrentar o vilão Jafar.

O filme não só apresenta enredo, trilha sonora e diálogos envolventes em inglês para incentivar a prática de compreensão auditiva, mas também mostra muito sobre a cultura árabe e ensina algumas palavras nesse segundo idioma.

5. Viva - A Vida é Uma Festa

(Fonte: The Walt Disney Pictures/Reprodução)(Fonte: The Walt Disney Pictures/Reprodução)

Em muitas partes dos Estados Unidos, o espanhol também é uma língua bastante influente. Por esse motivo, a animação Viva - A Vida é Uma Festa (2017) pode ser um exemplo incrível para quem quer aprender inglês misturado com a cultura latina. O filme se desenrola no México e acompanha Miguel, um garoto apaixonado por música que acaba parando no mundo dos mortos sem querer. 

Nessa emocionante aventura, o garoto aprende mais sobre sua família e suas origens. A obra é uma grande homenagem à cultura mexicana e também harmoniza entretenimento com o aprimoramento do inglês — sem contar as diversas expressões em espanhol que criam uma atmosfera mais autêntica ao filme. 

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: