Artes/cultura
14/04/2021 às 12:00•2 min de leitura
Conhecido por ser um dos maiores países em termos de território e por ter a maior população do mundo, a China é uma nação com uma história muito antiga e cheia de peculiaridades. Para se ter ideia, a população local foi estimada em 1,4 bilhão de pessoas em 2020.
Apesar de a sua cultura ter sido extremamente reservada no passado, a China aproveitou os dias atuais do mundo globalizado para compartilhar um pouco de sua história. Pensando nisso, nós separamos seis curiosidades sobre esse incrível país asiático!
(Fonte: Internet/Reprodução)
Similar ao que conhecemos como os signos do zodíaco, a China possuí um calendário zodíaco composto por 12 animais diferentes. O marcador temporal é baseado no calendário lunar e cada ano é representado por um animal diferente. O sistema dura 12 anos e repete-se ao fim de cada ciclo.
Em ordem, os animais representados são: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco. Além de cada um deles receber um signo Ying ou Yang, que se alternam a cada ano, todos os animais são associados com os elementos madeira, terra, água, fogo ou metal.
(Fonte: Pixabay)
Durante o Festival de Yulin, que celebra a chegada do solstício de verão na China, a cidade no sudeste do país se alimenta de cachorros. Em um único dia de festividade, centenas de cães são usados em um banquete. Na cultura local, acredita-se que a carne de cachorro traz boa sorte e saúde.
Em 2014, cerca de 4 mil cachorros foram mortos durante as festas. Porém, mais restrições têm sido aplicadas quanto ao consumo de animais como os cachorros e a morte deles caiu consideravelmente nesse tipo de festividade durante os últimos anos.
(Fonte: Pixabay)
Até o fim de 2015, só se era permitido ter um único filho na China. A lei foi introduzida pelo partido comunista nos anos 1970 para desacelerar o crescimento fora de controle da população local. O governo, então, passou a distribuir métodos contraceptivos e as limitações no número de filhos foi decretada.
Entretanto, uma nova legislação aumentando o limite de crianças de um para dois filhos foi aprovada em janeiro de 2016. O objetivo da medida era balancear a proporção de homens e mulheres no país, visto que os casais haviam preferência por terem apenas meninos.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Construída no século XV, a Cidade Proibida foi lar para o palácio imperial chinês no passado e é o maior palácio do mundo todo. A construção envolveu cerca de um milhão de trabalhadores e foi desenhada por três arquitetos diferentes.
O palácio é composto por 980 edifícios que totalizam 9 mil quartos. No total, a construção ocupa uma área de 0,7 km².
(Fonte: Metrô de Pequim)
A maior rede de trilhos de metrô e trem está localizada na China. A proporção do projeto é tão grande que nem mesmo a somatória de todos os outros sistemas de trilho no mundo alcançam as proporções do sistema chinês.
Em 2017, a China possuía 20 mil km de comprimento de trilhos e a expectativa é que mais 15 mil km de trilhos sejam adicionados até o fim de 2025.
(Fonte: Pixabay)
Além de todos os aspectos culturais, a China também é lar para uma incrível biodiversidade. Uma das criaturas que tem origem no país asiático é o panda-gigante, que só pode ser encontrado na vida selvagem chinesa.
Em sua maioria, os pandas vivem próximos às cadeias de montanha locais, especialmente nas regiões de Sichuan, Shaanxi e Gansu. A dieta destes animais é composta em 99% de bambu.