Por que "I", o pronome "eu" em inglês, é sempre maiúsculo?

07/04/2024 às 14:002 min de leituraAtualizado em 07/04/2024 às 14:00

Você já se perguntou por que, em inglês, o pronome "eu" é sempre escrito com letra maiúscula? Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, afinal, parece algo tão natural e é uma das primeiras regras ensinadas quando se aprende a língua.

Mas, caso você não tenha tanta familiaridade com a língua inglesa, talvez tenha ficado surpreso em saber disso, já que não usamos o "eu" maiúsculo no português. Na verdade, a história por trás dessa peculiaridade da língua inglesa é mais interessante do que se imagina. 

Múltiplas possibilidades

A escrita conta um pouco da história de cada povo. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
A escrita conta um pouco da história de cada povo. (Fonte: Getty Images)

Com o passar dos séculos, várias teorias foram propostas para explicar por que o pronome "I" é sempre maiúsculo na língua inglesa. Algumas delas são mais fantasiosas do que outras, mas todas contribuem, de uma forma ou de outra, para uma compreensão mais ampla dessa convenção linguística. No entanto, nenhuma é dada como certa pelos especialistas.

Evolução histórica

A primeira, e mais plausível, é a teoria que define o uso do "I" maiúsculo como sendo derivado da própria evolução da língua. Durante esse período, o pronome pessoal "eu" era escrito de várias maneiras, incluindo "ic" e "ich", influenciadas pelo alemão.

Com o tempo, a grafia mudou, mas a letra "i" permaneceu. No entanto, devido à dificuldade de distinguir o "i" minúsculo em textos manuscritos, os escribas decidiram torná-lo maiúsculo, o fazendo ficar mais visível e fácil de ler.

Puro egocentrismo

Seria o orgulho nacionalista e o egocentrismo uma das razões? (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
Seria o orgulho nacionalista e o egocentrismo uma das razões? (Fonte: Getty Images)

Uma das teorias mais curiosas — e indubitavelmente fantasiosa — é a do egocentrismo. Alguns sugerem que, por questão de ego e para destacar uma suposta superioridade, os escritores antigos começaram a escrever o pronome "eu" com letra maiúscula. Essa prática seria uma forma do escritor se destacar e mostrar sua autoridade.

Embora essa teoria possa parecer divertida, não há evidências sólidas para sustentá-la. Uma questão básica é que, se fosse para ganhar destaque, quem escrevesse provavelmente deixaria qualquer pronome que se referisse a ele maiúsculo também, não é mesmo?

Imposição gramatical 

Outra hipótese é a que justifica que o uso do "eu" maiúsculo está relacionado à gramática. A questão que derruba facilmente esse ideia é que não há uma determinação normativa dada por alguma comissão linguística ou definida por alguma autoridade. Isso porque, como o inglês não possui uma academia de letras para ditar regras, essa explicação também carece de fundamentos sólidos.

Onde estamos hoje?

A escrita é fluida e evolui a cada dia. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
A língua é fluida e evolui todos os dias. (Fonte: Getty Images)

Atualmente, embora a capitalização do "I" seja considerada uma regra gramatical, estamos testemunhando uma tendência crescente de ignorar essa convenção em contextos informais, como e-mails e mensagens de texto. Será que, no futuro, veremos o fim do "eu" maiúsculo no inglês? A evolução da língua certamente nos reserva surpresas.

Em suma, a razão pela qual o pronome "eu" é sempre maiúsculo em inglês é uma mistura de história, convenção e prática caligráfica. Embora não exista uma explicação definitiva, compreender essas teorias nos permite apreciar a riqueza e a complexidade da língua inglesa. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: