Ciência
05/09/2024 às 21:00•2 min de leituraAtualizado em 05/09/2024 às 21:00
A Fórmula 1 é reconhecida mundialmente como o auge do automobilismo, com corridas disputadas nos quatro cantos do planeta em uma bela demonstração de tecnologia e velocidade. No entanto, para alguns pilotos, a aventura nas pistas não termina com a F1. A Stock Car, a principal categoria brasileira, tem sido um novo destino para ex-pilotos da Fórmula 1, oferecendo novos desafios e oportunidades para brilhar.
Embora a transição entre as categorias não seja simples, alguns nomes fizeram história tanto nas pistas internacionais quanto nas nacionais. Pensando nisso, nós separamos uma lista com cinco pilotos que trocaram a Fórmula 1 pela Stock Car e encontraram sucesso ao longo de suas carreiras.
A carreira de Ingo Hoffmann começou na Fórmula 1, categoria em que correu entre 1976 e 1977. Mas foi na Stock Car mesmo que ele se tornou uma lenda. Hoffmann é o maior campeão da categoria, com impressionantes 12 títulos conquistados entre 1978 e 2008. Ele dominou as pistas brasileiras por décadas, pilotando carros como Opala, Ômega e Vectra, e se consolidou como uma referência no automobilismo brasileiro.
O multicampeão teve passagens pelas equipes Johnson, JF Racing, Castrol Racing e Action Power Racing ao longo de sua belíssima carreira.
Chico Serra teve uma breve passagem pela Fórmula 1 entre 1981 e 1983, sem grandes resultados — mas representando a bandeira brasileira. De qualquer forma, seu maior brilho foi na Stock Car. Serra conquistou três títulos consecutivos (1999, 2000 e 2001) e se estabeleceu como um dos maiores nomes da categoria. Até hoje, seu nome é lembrado como um dos grandes campeões.
Nelsinho Piquet, filho do tricampeão da Fórmula 1 Nelson Piquet, teve uma passagem tumultuada pela Fórmula 1. Durante o GP de Singapura em 2009, envolveu-se em um escândalo que manchou sua reputação — quando bateu propositalmente para ajudar seu companheiro de equipe Fernando Alonso —, levando à sua saída da categoria. No entanto, Piquet Jr. encontrou uma nova oportunidade na Stock Car, onde compete desde 2018, acumulando três vitórias e uma pole position até o momento.
Rubinho Barrichello é um nome familiar para qualquer fã de Fórmula 1 e do automobilismo. Mesmo que nunca tenha conquistado o título mundial, ele correu por seis temporadas na poderosa Ferrari, além de passar por equipes como Jordan, Stewart, Honda, Brawn e Williams. Porém, sua merecida fase vitoriosa surgiu com sua chegada na Stock Car.
Desde sua estreia na categoria em 2013, Barrichello já levantou dois títulos, incluindo o de 2022, consolidando-se como um dos principais nomes da categoria. Sua primeira vitória, no entanto, veio em 2014, somente no segundo ano competindo na categoria.
Assim como Rubinho, Felipe Massa teve uma carreira de destaque na Fórmula 1, onde correu pela Ferrari e chegou muito perto de ser campeão em 2008, ficando atrás de Lewis Hamilton por apenas um ponto. Massa fez sua estreia na Stock Car em 2021, aos 40 anos, e, embora ainda busque sua primeira vitória, sua adaptação à categoria tem sido promissora.