Especialistas dão dicas para melhorar seu desempenho em corridas longas

22/05/2015 às 12:253 min de leitura

Segundo dados oficiais na organização da corrida de São Silvestre, a última edição do evento bateu recordes e chegou ao limite máximo e 30 mil participantes – sem contar aqueles que correm mesmo sem estarem devidamente cadastrados. Esse número serve para demonstrar como a prática desse esporte vem crescendo ano após ano e, caso você esteja entre os corredores novatos, como é preciso se preparar seriamente para encarar a concorrência.

Mas por mais que treinar com regularidade e intensidade certamente ajude bastante na hora de deixar seu corpo pronto para a correria, o fato é que aqueles que realmente quiserem correr rápido e por bastante tempo precisam mudar também seus hábitos alimentares. Nessa hora, é comum que os esportistas novatos se sintam bombardeados por montes de informações a respeito de carbo-carregamento, shakes de proteína pós-corrida e bebidas energéticas.

Para facilitar a vida dos aspirantes a maratonista, Marco Plas e Jan-Maarten Rovers desenvolveram um aplicativo especial chamado BiteRunner. O app não apenas fornece rotinas de treino para modalidades de corrida que vão desde as de 5 km até uma meia-maratona, mas também indica o alimento ideal para comer durante cada etapa do seu treinamento – e até fornece receitas para que você possa preparar a comida.

Segundo os desenvolvedores, o app foi criado porque “a maioria dos corredores sabe que a nutrição correta na hora certa pode fazer diferença, mas a floresta de informações o desencoraja a entender como fazer isso”. A ideia do programa é justamente facilitar o processo, diminuindo o espaço para o surgimento de dúvidas.

Conceitos básicos

Quem está começando a buscar informações a respeito de preparação para corridas não costuma demorar muito para se deparar com informações a respeito de carbo-carregamento – um método que envolve aumentar seu consumo de carboidratos para correr mais. No entanto, como as informações muitas vezes são imprecisas, também é comum que essas pessoas passem a acreditar que devem se entupir de pães, massas e batatas.

O que os novatos muitas vezes não percebem é que a absorção excessiva desses nutrientes pode fazer com que eles não sejam todos queimados com a corrida, o que por sua vez pode levar ao acúmulo de gordura corporal. Usando o BiteRunner, você pode não somente descobrir quando e quanto comer, mas também encontrar receitas apropriadas e menos gordurosas envolvendo alimentos como quinoa, aveia e cuscuz, entre outros.

Outra dica comum é o consumo de bebidas eletrolíticas durante os treinos e corrida e de proteínas após sessões particularmente intensas, o que serve para melhorar sua vitalidade e acelerar a recuperação dos danos sofridos pelos músculos. Os usuários que não quiserem gastar fortunas com shakes proteicos e outras substâncias industrializadas podem encontrar receitas caseiras e mais saudáveis no app.

Dicas dos especialistas

De acordo com os criadores do BiteRunner, alguns hábitos simples podem ajudar bastante os aspirantes a maratonistas e corredores iniciantes. Segundo eles, o consumo de carboidratos realmente é importante no dia de treinamento intenso, com corridas de mais de uma hora ou sessões de alta velocidade. Também é importante tomar cuidado com a absorção de gorduras e garantir o consumo de um pouco de proteína. Boas opções são cuscuz e tabule de quinoa.

Durante os 20 minutos após sessões de alta intensidade, Plas e Rovers afirmam ser essencial beber líquidos isotônicos e comer lanches com bastante carboidratos e proteínas. Essas substâncias ajudam a otimizar o processo de recuperação muscular, fornecem um estoque de energia e auxiliam o desenvolvimento de suas capacidade físicas.

Já nos dias de treino leve ou de descanso, os especialistas afirmam que os carboidratos não são muito necessários. Nessas ocasiões, é uma boa ideia se focar em proteínas no café da manhã – com ovos mexidos ou cozidos – e consumir carboidratos sem muita gordura acompanhados de vegetais no almoço. Frango, peixes e abacate são interessantes nesse sentido.

Os criadores do BiteRunner também afirmam que é uma boa ideia variar sua alimentação entre opções adequadas para não ter que viver sempre comendo as mesmas coisas. Outro hábito positivo é fazer refeições pequenas, mas bastante frequentes. Por fim, eles dizem que é necessário beber muitos líquidos todos os dias e consumir eletrolíticos durante as corridas – uma boa opção caseira é um suco de romã madura.

O app ainda não está disponível para download, mas os criadores afirmam que ele deve chegar à App Store em breve. Os interessados podem acompanhar as novidades sobre o aplicativo e receber dicas por meio dos perfis do BiteRunner no Facebook e no Twitter.

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: