Ciência
31/07/2024 às 12:00•2 min de leituraAtualizado em 31/07/2024 às 12:00
Com a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 tendo acontecido na última sexta-feira (26), mais uma edição de um dos maiores eventos esportivos do mundo inteiro foi oficialmente iniciada — apesar de algumas modalidades já terem começado alguns dias antes.
A cerimônia de abertura é um momento muito marcante para as Olimpíadas, reunindo todas as nações participantes em um só lugar e sempre com uma belíssima festa. Para celebrar esse momento, nós separamos uma lista com cinco acontecimentos históricos em cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos!
Perto do final da cerimônia de abertura das Olimpíadas de 1992, em Barcelona, a tocha olímpica chegou a Antonio Rebollo, um arqueiro paralímpico de 37 anos. Com olhos do mundo inteiro voltados a Rebollo, o atleta usou a tocha para acender uma flecha e lançá-la ao topo do estádio olímpico.
O momento foi considerado como o "tiro perfeito", uma vez que coincidiu exatamente com o momento exato da música de abertura e acendeu a pira olímpica para decretar o início dos jogos.
Para a surpresa do público que estava presente na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta, Muhammad Ali foi a personalidade escolhida para acender a pira olímpica.
A escolha foi feita pelo comitê organizador para homenagear uma figura lendária do pugilismo e um dos atletas mais conhecidos de todos os tempos. Acontece, no entanto, que Ali já estava debilitado pela doença de Parkinson há algum tempo, o que fez o momento ser ainda mais emocionante e especial.
Durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, diversos símbolos da cultura britânica foram celebrados no evento. Além de diversas referências à monarquia e a então Rainha Elizabeth II, até mesmo personagens como Mr. Bean e Harry Potter apareceram em destaque.
A pira olímpica foi acesa por sete jovens atletas britânicos e o cantor Paul McCartney, ex-Beatle, encerrou o evento com a música Hey Jude.
Quando chegou a vez do nosso querido Brasil realizar a sua cerimônia de abertura nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, o evento foi um espetáculo. Já que brasileiro gosta de fazer festa, era certo que as apresentações seriam um verdadeiro sucesso.
Além de diversas referências à natureza e à cultura brasileira, também pudemos presenciar a modelo Gisele Bündchen desfilando ao som de "Garota de Ipanema" e mais tantas celebrações envolvendo o carnaval e a bossa nova.
Com um ano de atraso devido à pandemia de covid-19, as Olimpíadas de Tóquio 2020 só foram realmente acontecer em 2021. Sendo assim, grande expectativa foi criada em relação ao evento, que deveria acontecer em um formato diferente ao que tinha se visto antes.
Por conta disso, a cerimônia de abertura foi marcada pelo distanciamento social e pelo uso de máscaras, mas também pela inovação e pela tecnologia. Talvez um dos momentos mais marcantes tenha sido o show de luzes comandando por drones, que criaram um globo enorme no céu do estádio olímpico.