Artes/cultura
25/03/2020 às 08:49•2 min de leitura
A Olimpíada de Tóquio 2020 foi adiada para 2021 devido à pandemia de coronavírus. Esta, porém, não foi a primeira vez na história que a data dos Jogos Olímpicos foi alterada pois em cinco outras ocasiões o evento mais importante do esporte também sofreu modificações por motivos externos — em três delas o evento foi cancelado e em duas vezes o local foi alterado.
Fonte: Gettyimages
Os Jogos Olímpicos da era moderna foram inaugurados em Atenas, em 1896, por Pierre Coubertin e em sua terceira edição, a de 1904, já houve a primeira controvérsia. O evento foi agendado para acontecer em Chicago, mas o presidente dos Estados Unidos da época, Theodore Roosevelt, alterou o local para Saint Louis, mesmo lugar onde uma outra exposição já estava organizada.
Fonte: Wikipedia
Após essa mudança inesperada nos planos dos jogos dos Estados Unidos, a próxima edição também não correu como o esperado. Na ocasião, nos jogos de 1908, a erupção do Vesúvio alterou mais uma vez os planos do Comitê Olímpico. Com o acontecido, os Jogos foram alterados da cidade de Roma para a cidade de Londres, pois o governo italiano não tinha condições de receber o evento e ao mesmo tempo reconstruir a cidade de Nápoles, devastada pela erupção.
Três Olimpíadas foram afetadas pelas duas Guerras Mundiais que ocorreram durante o século XX. Na primeira delas, entre 1914 e 1918, Berlim havia sido o local escolhido para sediar a sexta edição dos Jogos Olímpicos em 1916, mas a eclosão da Primeira Guerra Mundial, com a Alemanha também entre os envolvidos, os Jogos foram cancelados.
Fonte: Wikipedia
A Segunda Guerra Mundial, que ocorreu entre 1939 e 1945, também forçou o cancelamento dos Jogos de 1940 e os de 1944. O evento de 1940 estava marcado para acontecer em Tóquio, mas o Comitê Olímpico Internacional transferiu o evento para Helsinque, e com a invasão pela União Soviética ao país escandinavo, ocorreu o cancelamento dos Jogos.
A Olimpíada de 1944, que seria realizada em Londres, também não aconteceu, sendo esta a última vez que a data do evento foi alterada antes do adiamento anunciado esta semana dos Jogos de Tóquio 2020. Após o fim das guerras, os Jogos passaram por graves crises, como os ataques terroristas em Munique em 1972 e em Atlanta em 1996, mas mesmo estes sérios problemas não foram capazes de causar a alteração das datas do evento esportivo.