Transforme sua casa em um spa relaxante

25/08/2011 às 15:445 min de leitura

Existe coisa melhor do que poder separar um tempo para cuidar com carinho do seu corpo, relaxar profundamente e ainda se sentir muito mais bonita? Ter um dia reservado especialmente à sua beleza pode ser mais simples (e barato!) do que você imagina. Pensando nisso, separamos alguns dos tratamentos mais procurados, simples e eficazes para você fazer no conforto da sua casa.

Cuide de todos os detalhes, afinal o dia é todo seu. Decore o ambiente, tome um banho refrescante, hidrate o corpo, esfolie a pele, massageie os pés, faça as unhas e aproveite todos esses cuidados para esquecer os problemas e pensar apenas na sua beleza.

Reserve um momento só para você e tenha um dia de rainha.

Desperte com a corda toda

Comece o seu dia especial com o pé direito. Levante, espreguice-se e estique seu corpo todo. Isso é importante para ter disposição já nas primeiras horas do dia. Para aquecer os músculos, faça um exercício leve – um bom alongamento ou 30 minutos de caminhada já são suficientes para acordar seu todo corpo.

Capriche na decoração

Pode até não parecer, mas é fundamental decorar o ambiente em que você vai descansar. Já reparou como os spas são cheios de flores e têm um aroma delicioso no ar? Então providencie a mesma harmonia para a sua casa.

Flores, velas e incensos são os mais indicados para decorar o banheiro e o quarto. As flores colorem e alegram o ambiente. Faça um pequeno arranjo com aquelas que você mais gosta e coloque preferencialmente no quarto, para que as flores não murchem com o vapor do banheiro. Separe também algumas pétalas de rosas para fazer um escalda-pés ou colocar na banheira.

As velas serão responsáveis por criar uma iluminação relaxante no ambiente. Se preferir, você pode optar por velas aromáticas para decorar e perfumar ao mesmo tempo. As cores escolhidas também vão influenciar no seu humor – prefira cores vivas e alegres para trazer boas energias para o seu dia.

Para perfumar o ambiente e facilitar seu relaxamento, escolha incensos ou aromatizadores em spray. Essência de lavanda traz equilíbrio, já a baunilha deixa o espaço mais aconchegante e a laranja combate a ansiedade.

Não esqueça a trilha sonora

Uma música calma com boas vibrações não pode faltar. Mais uma vez, separe músicas que lhe agradem e tragam boas lembranças. A trilha sonora deve ser positiva, mas evite músicas rápidas ou com batidas muito marcadas para que o seu relaxamento não vire agitação.

Alimentação à altura

Já que a proposta do dia é cuidar de você, eleja alimentos leves e saudáveis para se sentir bem. Como você vai passar horas estimulando seus sentidos com aromas e cores, aproveite para despertar também seu paladar.

Experimente alimentos exóticos como gengibre, frutas vermelhas ou salmão. Busque receitas de sua preferência e invista em uma alimentação leve e especial para combinar com o restante do seu dia. Sempre que sentir fome, tome um copo de suco, chá ou água. Abuse da hidratação para se sentir bem o dia todo.

Limpando o rosto

A água é o melhor produto que você pode usar na pele para purificar e retirar as impurezas. Por isso, comece lavando bem o rosto com um sabonete neutro ou específico para a sua pele. Enxágue abundantemente com água morna para estimular a abertura dos poros.

Em seguida, prepare um chá com extrato de camomila e molhe pedaços de algodão na bebida morna. Coloque essas compressas sobre todo o rosto e deixe descansar por cinco minutos. Para facilitar, você pode se deitar e aproveitar esses minutinhos para fazer uma respiração bem profunda e relaxar. O chá de camomila tem função emoliente, que deixará sua pele com um toque suave. Passado os cinco minutos, retire as compressas e enxágue o rosto com água morna.

O próximo passo é a esfoliação. Em um pouco de mel, misture uma colher de sopa de açúcar e passe na pele. Por dois minutos, esfolie delicadamente fazendo movimentos circulares. Mais uma vez, lave o rosto com água morna.

Depois, aplique a máscara facial de sua preferência, espere agir e enxágue com água fria para fechar os poros. Se depois de tudo isso você desejar acalmar sua pele, prepare um chá de calêndula e aplique gelado sobre o rosto. A calêndula tem ação adstringente e antisséptica, além de ser calmante e refrescante. Seque o rosto com uma toalha macia, sem esfregar.

Pernas lisinhas

Pele depilada traz uma incrível sensação de leveza. Se você costuma se depilar em casa, separe alguns minutinhos do seu dia para cuidar de pernas, buço, axilas e virilha. Escolha o método mais prático e favorável à sua pele e mãos à obra. Caso tenha dúvidas, confira esse artigo especial sobre as diversas formas de depilação e escolha a que melhor se adéqua a sua rotina.

Garanta o brilho dos seus fios

Os cabelos são a moldura do rosto, então eles precisam estar brilhantes e saudáveis. Umedeça os fios com água morna (não é preciso lavá-los) e massageie o couro cabeludo com vigor. Com as pontas dos dedos, faça movimentos circulares por toda a cabeça para estimular a circulação sanguínea. Em seguida, aplique uma máscara capilar de acordo com a sua necessidade, deixe agir e prepare-se para o banho.

Um banho de água fresca

Aproveite o banho para relaxar seu corpo por inteiro. Esse é o momento ideal para massagear a pele e adquirir uma consciência corporal.

Se você possui uma banheira, coloque sabonete líquido na quantidade certa para que forme espuma. Depois adicione 20 gotas da sua essência preferida – se desejar um banho refrescante, aposte nos aromas de menta, erva-doce ou gengibre. Encha a banheira e cuide para que a temperatura da água não ultrapasse 34 °C.

Para quem vai aproveitar o chuveiro é necessário fazer uma preparação antes do banho. Ferva cinco litros de água, pingue 10 gotas da essência que escolher e acrescente mais cinco litros de água fria. Leve a mistura para o banheiro. Tome seu banho como de costume e, quando finalizar, despeje vagarosamente a mistura sobre o corpo (do pescoço para baixo), aproveitando a sensação de frescor e renovação da água.

Outra boa alternativa é fazer um banho de ervas. Separe um pedaço de tecido grosso e permeável (pode ser algodão), coloque suas ervas preferidas e faça uma trouxinha com o tecido. Pendure o saquinho no chuveiro, de forma que a água atravesse o tecido antes de cair no seu corpo.

Durante o banho, lembre-se de retirar a máscara aplicada no cabelo, lavando normamente ou de acordo com a recomendação do produto aplicado.

Cuidado de corpo inteiro

Chegou a hora de fazer a esfoliação para retirar as células mortas e estimular a renovação epitelial. Desligue o chuveiro e aproveite o vapor do banheiro para que a pele se mantenha úmida. Com o produto ideal para sua pele, esfolie o corpo todo suavemente com movimentos circulares. Uma boa opção é utilizar uma bucha vegetal umedecida com óleo de semente de uva. Dê atenção especial para áreas como os culotes, nádegas e abdômen.

Sempre que esfoliar a pele, aplique hidratante logo em seguida. A hidratação é muito importante para recuperar a pele e mantê-la macia. Mais uma vez, aproveite o vapor do banheiro, seque o corpo e hidrate com um produto de rápida absorção.

Escalda-pés revigorante

No cuidado com o corpo, os pés não podem ser esquecidos. Neles se concentram diversos pontos de energia que se relacionam com todos os órgãos. Massageá-los e estimulá-los ativa a circulação da energia, diminui as tensões e melhora o funcionamento dos órgãos.

Para preparar seu escalda-pés, aqueça dois litros de água e coloque em uma bacia. Complete com dois litros de água fria e acrescente as pétalas de rosas. Mergulhe os pés completamente na água e relaxe por 40 minutos. Em seguida, retire os pés da bacia, seque-os e massageie-os levemente.

Na mesma água já utilizada, adicione duas colheres de sopa de óleo de gergelim e cinco colheres de sopa de óleo essencial de lavanda. Utilize essa mistura para massagear os pés delicadamente. Estimule todos os pontos – calcanhares, solas, dedos – sem esquecer as laterais, o peito dos pés e os espaços entre os dedos.

Unhas impecáveis

Depois de cuidar do rosto, do corpo e dos cabelos, resta apenas fazer as unhas. As empresas de cosméticos produzem uma infinidade de cores, basta escolher a que mais lhe agrada e deixar suas mãos lindas. Se você nunca fez suas unhas em casa, aproveite a oportunidade para tentar. Para isso, confira o nosso passo a passo de como preparar suas unhas antes de pintar. Quem sabe você não acaba descobrindo um novo talento?

Reine no final do dia

Depois de passar horas cuidando de você mesma, nada melhor do que aproveitar o resultado. Marque uma balada com as amigas, vá a um restaurante com seus colegas ou fique em casa e passe uma noite especial com seu amor. Você estará linda, relaxada e se sentindo tão bem que não vale a pena desperdiçar essa oportunidade de se divertir.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: