Artes/cultura
30/08/2011 às 12:54•5 min de leitura
A esfoliação é um tratamento que se utiliza de cremes com pequenos grãos que servem para gerar uma leve abrasão. Essa abrasão – que é a esfoliação – trata a camada mais externa da pele, eliminando células mortas e favorecendo a renovação celular.
Além disso, a técnica é muito eficaz para eliminar ou amenizar manchas e espinhas. O uso de cremes, sabonetes e loções esfoliantes favorece ainda a produção de células novas, que possuem uma maior quantidade de colágeno e, assim, garantem uma pele mais lisa, macia, uniforme e hidratada.
Quando uma simples lavagem com água e sabonete não retira todas as impurezas da pele, é possível recorrer à esfoliação. Só tenha cuidado para não exagerar – o tratamento deve respeitar os intervalos recomendados entre cada aplicação.
Os especialistas chamam a atenção para esse prazo, pois o abuso da esfoliação pode desequilibrar o pH da pele, causando o afinamento desnecessário do tecido e o aumento da sensibilidade cutânea. Outro resultado indesejado é chamado de “efeito rebote”, que acontece quando a pele que foi muito esfoliada passa a produzir oleosidade em excesso em vez de se manter hidratada.
O que usar na minha pele?
Os produtos específicos para esfoliação podem ser encontrados em farmácias e lojas de cosméticos. Procure aquele que se adéqua melhor ao seu tipo de pele para não ter nenhum efeito adverso como ressecamento, irritação ou excesso de oleosidade. Na dúvida, sempre consulte um profissional antes de comprar algum produto que você desconhece.
Também é possível fazer algumas receitas de esfoliantes em casa, mas para isso é preciso redobrar os cuidados. As opções caseiras geralmente levam suco de limão e açúcar na receita e esses ingredientes podem deixar manchas na pele. Se você optar por uma receita caseira, não aplique o produto químico e vice-versa. A mistura de dois tipos diferentes de esfoliante pode causar reações na pele.
Em geral, os produtos e receitas também se dividem em opções para o rosto ou para o corpo. Respeite essa diferença. Os cremes para o corpo costumam ter grãos maiores para agir com mais eficácia. O rosto, por ter uma pele mais fina, precisa de grãos menores e mais uniformes para não causar agressões.
Rosto suave e macio todos os dias
A esfoliação no rosto pode ser feita uma vez por semana, sempre respeitando alguns cuidados básicos. Ao aplicar uma receita caseira ou um produto cosmético no rosto, tome o devido cuidado para não passar na área das pálpebras. Assim você previne a pele do local – que é bastante delicada – de sofrer qualquer tipo de abrasão e também evita uma irritação nos olhos pelo contato com substâncias químicas.
Massageie com cuidado, fazendo movimento circulares de dentro para fora do rosto. A pressão na pele deve ser aplicada de maneira suave, para retirar somente as células mortas que já se desprenderam da superfície. O excesso de pressão pode forçar as células ativas a se desprenderem e, assim, interferir na proteção natural da pele. Evite esfoliar diretamente regiões com acne – a pressão pode romper as lesões e causar inflamações.
Escolha um produto com micropartículas esfoliantes que esteja de acordo com o seu tipo de pele ou escolha uma das receitas abaixo para preparar seu esfoliante caseiro.
Para pele seca ou sensível
Para pele oleosa
Para pele mista
Basta misturar os ingrediente e aplicar na pele (no caso do mamão, amasse a polpa da fruta com um garfo e adicione o açúcar). Massageie por aproximadamente dois minutos, com movimentos circulares leves no rosto e de cima para baixo na região do nariz. Enxágue abundantemente para retirar todos os resíduos, primeiramente com água morna para ajudar a retirar o produto e, depois, com água fria para estimular os poros e ativar a circulação sanguínea. Finalize com o produto de sua preferência – tônicos faciais são ideais para peles secas, sensíveis ou mistas; se sua pele for oleosa, prefira uma loção adstringente.
Dedique um pouco da sua atenção também para cuidar dos lábios, principalmente no inverno, quando eles costumam ficar rachados devido às agressões do frio e do vento. Seguir a mesma técnica utilizada no rosto garante uma boca lisa e macia e previne o aparecimento daquelas pelezinhas que podem se soltar e partir os lábios, causando sangramentos.
Uma vez por semana, aplique um produto específico para os lábios ou prepare uma mistura caseira. Você pode passar nos lábios o mesmo esfoliante que preparou para o rosto ou optar por uma versão mais suave e cremosa como esta:
Esfoliante suave para os lábios
Adicione a aveia ao iogurte e misture bem. Aplique o esfoliante nos lábios e massageie delicadamente em movimentos circulares. Depois de esfoliar a área, deixe a mistura repousar nos lábios por cinco minutos e enxágue com água morna. Passe um lip balm em seguida para manter seus lábios hidratados e protegidos.
Bem-estar de corpo inteiro
A esfoliação no corpo deve ser feita com um prazo maior do que no rosto, respeitando um período de 15 a 20 dias aproximadamente. Para quem aproveita o verão e gosta de manter o bronzeado uniforme é uma ótima opção – a esfoliação antes da exposição solar garante uma cor mais bonita.
Esfoliação para o corpo
O melhor momento para fazer sua esfoliação corporal é durante o banho, quando a pele está molhada e mais propícia para o tratamento. Dê atenção especial às partes mais ressecadas – como cotovelos e joelhos. Nessas áreas, é permitido fazer um pouco mais de pressão, mas a massagem não deve ser dolorosa. Espalhe o produto no corpo com movimentos circulares, de 5 a 10 vezes, e regule a força para não agredir a pele.
Quando terminar, enxágue bem o corpo com água corrente e se seque com uma toalha macia sem esfregar. O uso do hidratante depois da esfoliação é imprescindível – ele vai hidratar e acalmar a pele que precisa de um descanso depois da abrasão. Se você esquecer o hidratante, corre o risco de ficar com a pele muito sensível ou ressecada.
Lembre-se de seguir alguns cuidados para esfoliar o corpo: evite a aplicação de cremes ou esfoliantes caseiros em áreas de pele que estejam lesionadas e respeite o intervalo entre os tratamentos em peles que sofreram exposição solar (bronzeadas) – nesse caso, o tempo entre uma esfoliação e outra aumenta para 30 dias.
Dedinhos de fora
Conforme o verão se aproxima, o calor dos dias faz com que as sandálias esquecidas no fundo dos armários voltem a desfilar nas ruas. E para poder colocar um calçado aberto e deixar os dedinhos de fora, é preciso estar em dia com seus pés. Para isso, unhas bem feitas e esfoliação são primordiais.
No inverno, é bastante comum darmos uma relaxada com a esfoliação, já que os pés ficam fechados nos sapatos e não sofrem tanto as agressões dos dias quentes. No caso dos pés, além de eliminar as células mortas, a técnica ainda elimina o odor – mais um bom motivo para manter a esfoliação mesmo durante o inverno.
Mas é só o verão chegar que a pele dá os primeiros sinais de ressecamento. Antes que isso aconteça, separe um tempinho para cuidar dos seus pés. Corra até a farmácia mais próxima ou anote essas receitinhas caseiras que separamos para você. Sempre que for preparar um esfoliante em casa, misture todos os ingredientes logo antes de aplicar, assim você garante a eficácia das propriedades dos ingredientes.
Para a correria do dia a dia
Misture o açúcar no mel e massageie seus pés com o esfoliante logo antes de tomar banho. Durante o banho, retire toda a mistura com bastante água. Ao sair, seque os pés com uma toalha macia, sem esfregar. Finalize seu tratamento passando o hidratante de sua preferência.
Para regenerar
Junte todos os ingredientes e aplique a mistura nos pés. Caso você ache a textura muito pesada, adicione um pouco mais de suco de limão para que fique mais líquida. Faça movimentos circulares que estimulem todo o pé. Tenha cuidado com a pressão aplicada ao massagear, pois os grãos de aveia são grandes e, se friccionados com força, podem machucar a pele.
Para relaxar
Misture todos os ingredientes e esfolie delicadamente os seus pés com a mistura. Com movimentos circulares, estimule os pontos dos seus pés que sofrem mais tensão. Ao terminar a massagem, retire toda a mistura com água morna abundante. Para relaxar ainda mais, prepara um escalda-pés com água morna e sal grosso. Mergulhe os pés na água e descanse o tempo que achar necessário. Você pode colocar pedras brancas lisas no fundo da bacia para massagear as solas dos pés enquanto relaxa.