Cuide da pele de acordo com a sua idade

20/09/2011 às 14:203 min de leitura

Se aquele creme antirrugas ótimo que sua mãe usa parece não fazer o mesmo efeito em você, saiba que isso é normal. Os resultados variam em todas as mulheres não por uma pele ser melhor que a outra, mas porque em cada idade ela possui características diversas que vão reagir a cada ativo de forma diferente.

Por isso, em vez de tentar ganhar vantagem usando um produto indicado para pessoas com o dobro da sua idade, preste atenção ao seu rosto e data de nascimento. Com o creme certo, os benefícios conquistados com certeza serão maiores.

Os ingredientes de cada versão não mudam muito. A principal diferença está na concentração de cada substância na fórmula, que deve ser maior conforme a quantidade de anos acumulada. Assim, antioxidantes, retinoides (derivados da vitamina A) e filtro de proteção solar estarão sempre presentes, mas em maior número para sua mãe, por exemplo.

Para que o cosmético faça efeito na luta contra o envelhecimento, ele precisar conter ingredientes com ação antissinais, hidratante, esfoliante, firmador e rejuvenescedor. Mas a eficácia de cada um na pele vai depender da capacidade de penetração na face, bem como do equilíbrio dos agentes na composição.

Porém, independente do creme escolhido, é importante começar a cuidar da pele desde cedo. Afinal, a prevenção é o melhor caminho para evitar que, no futuro, os gastos com produtos e tratamentos sejam muito altos para conseguir suavizar os sinais do passar do tempo.

Descubra qual o produto mais indicado para você e comece desde já a eliminar as imperfeições do rosto (por menores que elas sejam)!

20 anos

Quanto mais jovem a mulher, mais fácil será manter a aparência em ordem. Nessa fase, quase não é possível enxergar imperfeições na face, salvo pequenas e superficiais manchas, cravos, acne ou textura áspera. As rugas podem aparecer devido aos movimentos de expressão, mas são raras.

Assim, para conservar o aspecto da pele, cuidados básicos de limpeza, hidratação e proteção solar são fundamentais. Os produtos livres de álcool são os mais indicados e, para a acne, o tratamento deve ser orientado por um especialista.

Na hora de comprar os cremes, opte por aqueles que tiverem aquaporine, vitamina C, ácido glicólico, niacinamida e ácido salicílico em sua composição. Esses ingredientes reforçam a reserva natural de água na pele, hidratam e aumentam a maciez e a elasticidade.

Os benefícios não param por aí. Com o uso contínuo, a tendência é que haja síntese de colágeno, melhora na uniformidade da cor da pele e renovação celular.

Eles também agem de forma anti-inflamatória em espinhas e controlam a oleosidade.

30 anos

É nessa idade que começam a surgir as primeiras marcas definitivas causadas pelo tempo. As rugas começam a se tornar evidentes, assim como mudanças na textura e manchas mais profundas. Ao redor dos olhos e da boca também aparecem sinais e as bochechas ficam mais flácidas.

Mas nem por isso é tarde demais para começar a investir nos cuidados. A proteção solar e a hidratação passam a ser ainda mais indispensáveis para prevenir os surgimento de novas marcas. No entanto, o uso de creme anti-idade não pode mais ser prorrogado.

Na hora de escolher os cosméticos, observe a composição com cuidado. A presença de vitamina E, coffe berry e ácido ferúlico garante uma ação antioxidante potente, quase 150 vezes maior que a da vitamina C. Além disso, o último ainda aumenta a produção de enzimas protetoras nas células.

Substâncias conhecidas como tensoras (DMAE, THPE, bugrane, tensine, rafermine e argireline) não podem ficar de fora, pois aumentam a firmeza da pele. Já a carnosina vai prevenir a degradação do colágeno e das fibras de elastina.

Para a renovação celular, são indicados compostos como o ácido retinoico (e seus derivados) e os alfa-hidroácidos, que ainda suavizam rugas e linhas de expressão. Essa função também é encontrada no ácido hialurônico, que hidrata e retém a água na pele, melhorando sua textura.

40 anos

Nessa faixa etária, é preciso investir ainda mais em produtos, pois os sinais do cansaço dos anos começam a se acentuar. As rugas já são comuns, mas aparecem mesmo nos lugares em que não há movimento.

A pele tende a ressecar, há perda do tônus e do volume dos lábios. Surgem também as bolsas nas pálpebras inferiores e as linhas do pescoço. Para as fumantes será ainda mais evidente, pois elas sentirão os efeitos do vício na face a partir dessa idade.

Além dos cuidados básicos com o rosto, é preciso praticar a ginástica facial e adquirir cremes específicos para o período noturno. Cuidados com a alimentação se tornam fundamentais, assim como a inclusão de nutricosméticos no cardápio.

Os produtos para as quarentonas precisam ter funções reparadoras, estimular a produção de colágeno, promover a renovação celular e a síntese de colágeno. Por isso, prefira versões ricas em peptídeos, biopeptídeos, ácido retinoico e seus derivados.

Os antioxidantes (selênio, polifenois, café verde e coffe berry) também não podem ficar de fora da lista de ingredientes, bem como a carcinina, que combate o envelhecimento precoce.

50 anos ou mais

A partir dessa idade, é preciso começar a se cuidar para valer. Aquelas que até então não investiram em produtos de beleza talvez precisem recorrer a métodos invasivos (cirurgia plástica, por exemplo) para suavizar os sinais da idade.

A pele dessa fase tem rugas profundas, flacidez avançada, vinco entre a boca e o nariz e bolsas ao redor dos olhos. E não é apenas o efeito do sol que compromete a aparência: a queda de hormônios sexuais devido à menopausa reduz a qualidade da elastina e do colágeno. Assim, aumentar o fator de proteção solar torna-se uma necessidade.

Entre os componentes indicados para os cremes, estão a isoflavona (que ajuda na recuperação das fibras cutâneas), genisteína, íris iso, silanetriol-trealose (retém a água na epiderme) e, novamente, ácidos retinoicos e seus derivados.

É importante ressaltar que, independente da idade, sempre vale a pena cuidar da pele. E quanto mais cedo melhor, já que prevenir ainda é o remédio mais eficaz.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: