7 sinais de que seu ambiente de trabalho é realmente ruim

24/08/2017 às 03:452 min de leitura

1 – Enfoque nos erros e nada de feedbacks

Quando a gestão da sua empresa se foca somente no que está errado e em quem pode ser culpado por isso, deixando de lado outros feedbacks positivos e construtivos, a coisa complica mesmo. Não tem como trabalhar feliz em um ambiente desse tipo.

2 – Quando a burocracia atrapalha

De repente, você tem uma ideia para melhorar algum tipo de setor da sua empresa, mas, ao falar sobre ela com seu superior, percebe que tudo vai depender de um longo processo burocrático para análise e discussão. Você sente que, na verdade, seus gestores não estão interessados nas suas propostas.

3 – Você vê que nem todo mundo faz parte do planejamento da empresa

Lucros, benefícios, bônus e oportunidades são focados apenas para um ou outro setor da companhia, e você percebe que nunca será beneficiado de qualquer maneira.

4 – Existe bullying

Você acha que, ao sair da escola, não precisará mais lidar com bullying e constrangimentos sem sentido, mas não é bem assim. Se na sua empresa você sofre algum tipo de bullying ou discriminação ou vê alguma pessoa sofrendo e sabe que a administração não se posiciona sobre esse tipo de problema, só temos uma coisa a dizer: cilada.

5 – Não há contato humano

Não é bacana estar em um ambiente de trabalho que trata seus funcionários apenas como números e não se preocupa em analisar casos particulares em momentos de crise. Se uma empresa vê seus funcionários como objetos de manobra em vez de seres humanos com potencial de crescimento, não há preocupação com o bem-estar e a satisfação profissional das pessoas.

Quando seus superiores não demonstram qualquer interesse pela sua vida, não é de se estranhar que você acabe se sentindo desvalorizado, desmotivado, estressado e sobrecarregado.

6 – Competição interna

Não é bacana quando os gestores acabam fazendo funcionários do mesmo setor competir entre si. O ideal é trabalhar em um ambiente que incentive a criação de equipes fortes e bem treinadas, e não de apenas uma pessoa.

7 – Falta de preocupação com o equilíbrio entre vida particular e trabalho

Além do trabalho, as pessoas têm suas casas, seus amigos e suas famílias para se preocupar. Quando seu chefe incentiva que você faça muitas horas extras todos os dias, que trabalhe nos fins de semana e que adie suas férias ou venda boa parte delas, ele acaba comprometendo sua vida pessoal. E, sim, ele sabe muito bem que está fazendo isso; a questão é que ele simplesmente não se importa.

E o que fazer para se livrar dessa situação?

Quando não há qualquer mudança mesmo depois de os funcionários reclamarem sobre a postura da empresa, o jeito é buscar entender como o RH da companhia funciona, pois, quando esse setor tem profissionais bem treinados, eles não vão deixar que um bom funcionário vá embora assim tão fácil.

Saiba quais são os seus limites em termos do que é ou não tolerável dentro do seu ambiente de trabalho e converse com o seu superior sobre isso, sem se exaltar nem demonstrar irritação. Ao expor o problema, mostre que a solução dele seria do interesse da própria empresa e, se possível, consiga mais funcionários que estejam dispostos a se posicionar ao seu lado.

Obviamente, os tempos estão difíceis em termos corporativos, e pedir demissão nem sempre é uma boa ideia. De qualquer forma, se isso for realmente necessário para o seu caso, certifique-se de procurar outra colocação no mercado antes de sair do seu trabalho atual.

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