Seja o primeiro a compartilhar

Por que a faixa de areia desta praia na Islândia é preta?

Quando nos pedem a descrição de um paraíso natural, geralmente vem à nossa cabeça a imagem de um dia com sol a pino em uma praia deserta, banhada por um mar de águas claras e com faixa de areia macia e branca. Porém, o mundo reserva lugares incríveis que nem sempre preenchem esses requisitos, como é o caso da praia da remota aldeia de Vík í Mýrdal, no sul da Islândia.

Na localidade de 300 habitantes, que já serviu como locação para a série “Game of Thrones”, as temperaturas da alta temporada não ultrapassam os 15 °C, mas, mesmo assim, o seu visual único e meio melancólico desperta o fascínio de turistas de várias nacionalidades. As gélidas águas do Atlântico Norte, que banham a sua costa, acabam fazendo do banho de mar um programa um tanto dispensável, mas não impedem a contemplação da sua intrigante faixa de areia escura.

areiaA praia é uma das atrações mais exóticas da região Sul do país

A sua tonalidade se deve às atividades do vulcão Katla, que fica nas proximidades da praia e cuja última erupção se deu em 1918. Quando a lava quente flui em direção às águas frias do oceano, o abrupto contraste de temperatura acaba formando pequenos fragmentos de basalto e origina paisagens únicas como as vistas na praia de Vík í Mýrdal.

Embora não figurem entre os destinos litorâneos mais procurados pelos veranistas, as praias de areia escura não são tão raras quanto se pensa. Elas podem ser encontradas em várias partes do mundo, como Costa Rica, Havaí, Alasca e costa oeste dos Estados Unidos.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER