Poço Iniciático: a história por trás desta intrigante construção portuguesa
1.004
Compartilhamentos

Poço Iniciático: a história por trás desta intrigante construção portuguesa

Último Vídeo

A cidade portuguesa de Sintra — a cerca de 30 quilômetros de Lisboa — abriga um poço com 27 metros de profundidade que, além da aparência enigmática, tem uma história que exala mistério. Descendo os nove lances da escadaria em espiral feita de pedras, os visitantes podem conhecer um pouco dos símbolos que fazem dessa galeria subterrânea um local tão instigante.

Ela recebeu o nome de “Poço Iniciático” porque se acredita que, em seu interior, eram realizados os rituais de iniciação de maçons. Além do mais, no fundo do local está encravada, em mármore, uma estrela de oito pontas sobre uma cruz Templária, símbolo da ordem de mesmo nome que é ligada à Maçonaria.

O Poço IniciáticoO Poço Iniciático, visto do alto e de baixo

E o simbolismo em torno da construção não para por aí: especula-se que os seus nove andares façam alusão aos nove círculos do inferno, as nove seções do purgatório e os nove céus do paraíso, descritos por Dante Alighieri em “A Divina Comédia”.

O poço é apenas uma das atrações do palácio histórico Quinta da Regaleira, que conta ainda com bosque, capela, belos jardins e um monumental palácio em estilo romântico, erguido no século passado.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.