Quem decora a casa muito antes do Natal costuma ser mais feliz

26/11/2018 às 14:002 min de leitura

Oficialmente, a data correta para iniciar a montagem da árvore de Natal é no 1º domingo do Tempo do Advento, que na Igreja Católica corresponde ao quarto domingo antes da data comemorativa em si. Em 2018, isso seria em 2 de dezembro, mas muitas pessoas já montaram seus pinheirinhos. Algumas já fizeram isso no começo de novembro!

Porém, de acordo com o psicanalista Steve McKeown, quem decora a casa para o Natal com bastante antecipação costuma ser mais feliz. “Em um mundo cheio de estresse e ansiedade, as pessoas gostam de associar coisas que os deixam felizes, e as decorações de Natal evocam esses sentimentos da infância. As decorações são simplesmente uma âncora ou um caminho para as antigas emoções mágicas desse período”, explica.

E mesmo quem não teve uma infância muito boa ou ligada a recordações natalinas, pode compensar essa falta de boas memórias através da criação de novas tradições – por isso a antecipação para a decoração. Além disso, os enfeites em casa também podem despertar bons sentimentos em amigos e vizinhos que vislumbrar toda a ornamentação.

Árvore de NatalUma forma de se reconectar com o passado

O Journal of Enviroment Psychology também publicou um artigo mostrando que essa decoração também serve como forma de socializar com pessoas da vizinhança com quem você não tem contato. Afinal, esse é um período de bons sentimentos, e as boas possuem a tendência de estarem mais receptivas nessa época do ano, principalmente por se lembrarem dos feriados – algo que anima praticamente todo mundo.

A psicoterapeuta Amy Morin concorda com os colegas citados acima e diz que enfeitar a casa para o Natal pode ser uma forma de o indivíduo se reconectar com o eu interior que ainda acreditava no Papai Noel. Outro motivo seria o de relembrar parentes ou amigos que já não estão mais vivos, como uma forma de recordar um bom período em que ambos estiveram juntos.

Árvore de NatalNo meu caso, eu monto a árvore para compensar a ausência de decoração natalina durante minha infância

*Publicado em 21/11/2017

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: