Por que este rio na Colômbia está sendo considerado o mais belo do mundo?
573
Compartilhamentos

Por que este rio na Colômbia está sendo considerado o mais belo do mundo?

Último Vídeo

O rio colombiano Canõ Cristales pode não ser um dos cursos-d’água mais extensos da bacia Amazônica — seu comprimento não passa de 100 quilômetros —, mas o que não tem em tamanho certamente ele recompensa em apelo visual. Isso porque, entre os meses de setembro e novembro, uma explosão de cores toma conta das suas águas.

A magia se dá nos arredores da cidade de La Macarena — situada a 863 quilômetros da capital do país, Bogotá — graças à proliferação de algas vermelhas, que acontece durante a transição da época mais seca do ano para a mais úmida. Na estação das chuvas, o fluxo da água corre mais rápido, impedindo o crescimento desses microrganismos e, quando predomina o clima seco, não sobra água suficiente para eles sobreviverem.

colombia

É, então, nesse curto período — de setembro a novembro — que as algas vermelhas vingam e se misturam às ervas daninhas esverdeadas e à areia amarela do fundo do rio para produzir um espetáculo visual em cinco cores diferentes: vermelho, verde, amarelo, azul e preto.

Por ficar em uma região de difícil acesso, por anos o Parque Nacional Natural Serranía de La Macarena — onde fica o Caño Cristales — esteve fechado ao turismo. A popularização do “rio das cinco cores”, no entanto, fez aumentar o interesse dos visitantes pela região, que hoje conseguem chegar nela facilmente a partir de voos que saem de Bogotá.

*Publicado originalmente em 09/01/2018.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.