Você já ouviu falar em microtraição?

11/01/2018 às 05:572 min de leitura

Sempre que o assunto envolve relacionamentos amorosos, o que não faltam são novos estudos e teorias que buscam explicar o comportamento humano quando afeto e amor estão em jogo.

Agora, um novo conceito vem circulando por aí e é interessante falar e refletir sobre ele: microtraição. Você sabe do que se trata? Basicamente, é a tendência da qual ninguém que esteja em um relacionamento sério pode fugir.

A microtraição é a definição daquele momento em que uma pessoa comprometida se sente atraída seja emocionalmente ou fisicamente por outra pessoa que não seja aquela com quem ela tem um compromisso. Importante: para ser considerada uma microtraição, a coisa toda tem que parar por aí, apenas no reino do imaginário. Trocar galanteios e fluidos corporais descaracteriza a microtraição.

Quem explicou a diferença entre a traição de fato, que é aquela na qual as pessoas se envolvem realmente com alguém, e a microtraição, que está mais para uma aventura platônica mesmo, foi a expert em relacionamentos Melanie Schilling.

Assunto sério

sedução

Não é de hoje, no entanto, que se discute se o ato de fantasiar com outras pessoas que não aquela com quem você namora ou é casado é traição ou não. Tem gente que acredita que trair é colocar o desejo em prática, com encontros às escondidas, mas há quem ache que só o fato de desejar outra pessoa já é uma forma de pular a cerca.

É justamente por considerar como microtraição essa segunda possibilidade que os usuários do termo dizem que ninguém está imune a ela, afinal é normal nos sentirmos atraídos por pessoas que não são necessariamente aquelas com as quais estamos comprometidos.

O conceito engloba também aquela mensagem despretensiosa que uma pessoa comprometida acaba mandando para o ex, “só para saber como vão as coisas”.

Como lidar?

vergonha

Uma forma de descobrir se seu comportamento em relação à outra pessoa é mesmo inofensivo ou não é se perguntar como você se sentiria se soubesse que a pessoa com a qual você namora tem o mesmo tipo de relação, intimidade e pensamentos que você tem com aquela pessoa superbacana do trabalho.

A partir daí, se a ideia é permanecer no atual relacionamento, pergunte-se como seu parceiro se sentiria lendo a mensagem que você está com vontade de enviar para outra pessoa, por exemplo, convidando-a para um happy hour.

Estar em um relacionamento sério com significa se comprometer a respeitar seu companheiro e a ser fiel a ele mesmo quando ele não está por perto. É claro que existem outros tipos de relacionamento, quando as regras são estabelecidas pelos dois anteriormente e é possível que ambos tenham aventuras com outras pessoas, mas isso só é válido quando o acordo é preestabelecido e vale para todos os envolvidos, hein.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: