Os 10 segredos de produtividade de Elon Musk para um sucesso insano

27/02/2018 às 08:013 min de leitura

Elon Musk é atualmente uma das pessoas mais influentes no mundo dos negócios, graças a suas ambições futurísticas, incluindo carros autodirigíveis e viagens a Marte. Mas além de visionário, Musk possui outras qualidades que o guiam em seus projetos.

Muitas de suas ideias e formas de pensar e trabalhar foram reunidas no livro "Elon Musk: Tesla, SpaceX and the Quest for a Fantastic Future" (sem tradução para o português até o momento), uma viagem pelos altos e baixos de um dos principais líderes do nosso tempo.

Fizemos um pequeno compilado de algumas ideias de Musk sobre produtividade e como os conceitos aplicativos pelo executivo podem ser replicados por qualquer pessoa que deseja obter sucesso, seja na vida pessoal ou nos negócios. Confira:

1. O pior vem primeiro

Musk começa o dia lidando com emails realmente importantes que permitem a outras pessoas progredir em seus afazeres. Ele começa  a trabalhar às 7 da manhã e gasta em média meia hora respondendo às mensagens mais críticas de seus funcionários.

1

2. Avaliação constante

Musk tem uma agenda apertada, então está sempre pensando em como otimizar o seu tempo. Segundo ele, é muito importante pensar constantemente em como fazer as coisas de uma forma melhor. “Eu acho que esse é o melhor conselho: pense sempre sobre como você poderia fazer as coisas melhor e se questione”, afirma o executivo.

2

3. Noção primitiva

Noção primitiva é uma suposição básica que não pode ser deduzida de qualquer outra proposição; ou seja, é a única coisa certa em um problema complexo. Musk usa essa suposição para construir seu raciocínio desde o início.

“Você olha os fundamentos e constrói o seu raciocínio a partir disso e, depois, vê se tem uma conclusão que funciona ou não. E pode ou não ser diferente do que as pessoas fizeram no passado. Ainda assim, é mais difícil pensar dessa maneira”, explica.

3

4. O email ainda reina

Musk prefere se comunicar por email ou mensagens de texto, ambas formas de comunicação assíncronas. "Eu amo o email. Sempre que possível, tento me comunicar de forma assíncrona. Eu sou muito bom com email”, diz ele. Além disso, o executivo usa um endereço de email nada óbvio, tudo a fim de tornar mais remota a chance de ser contatado por pessoas que não sejam da empresa dele.

4

5. Melhorar a comunicação

Enquanto não está construindo foguetes e revolucionando a indústria automotiva, Musk está enviando emails. Ele é extremamente claro, conciso e direto em seus emails e sempre manda mensagens com atualizações, formas de comunicação, visão e missão da empresa, além de dicas de como ser mais produtivo.

5

6. Tarefas em lotes

Musk tem uma estratégia multitarefa também, é claro: sempre que possível, ele combina diversas tarefas juntas, como responder emails enquanto come ou fazer reuniões enquanto almoça. Embora ser multitarefa não seja uma ideia tão boa, a ideia de reunir atividades similares costuma ser bastante eficiente.

6

7. Programação

Tendo que cuidar de várias empresas ao mesmo tempo, é natural que Musk programe o seu dia de uma forma bem específica e detalhada para não acabar se perdendo e desperdiçando tempo. Ele divide o seu dia em pequenos espaços de 5 minutos, priorizando engenharia, design e manufatura: 80% do tempo é dedicado a essas áreas.

7

8. Abraçar objetivos longos

Uma das mais famosas características de Musk é sua tendência a definir prazos incrivelmente ambiciosos para os projetos de suas companhias. Ele usa objetivos "alongados" como forma de mudar a percepção: "O primeiro passo é estabelecer que algo é possível; então, provavelmente será", afirma.

9. Mentalidade de crescimento

Elon Musk não está satisfeito com onde ele está agora. Sua empresa tem alcançado enormes conquistas, mas ele sabe que sempre há espaço para mais crescimento em qualquer área. Segundo o executivo, sempre existe uma forma melhor, mais rápida ou barata de fazer as coisas.

9

10. Base de conhecimento ampla

De acordo com seu irmão, Musk costumava ler dois livros por dia em sua juventude. Em outras palavras: ele devorou conhecimento. Isso o levou a uma ampla compreensão de muitas áreas, como física, matemática, engenharia e ciência da computação.

10

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: