Ciência
03/03/2018 às 09:00•2 min de leitura
Em viagem ao Irã, o fotógrafo Pascal Montagne resolveu registrar cenas do cotidiano do país e mostrar que ele vai muito além do que supõe o senso comum. Como vamos mostrar, tradição e modernidade se contrastam nessa nação milenar e, inevitavelmente, a sua população espelha essas diferenças. Veja só:
O primeiro registro mostra uma jovem iraniana fazendo o dever de casa. De acordo com o fotógrafo, mais da metade de todos os estudantes matriculados no país são mulheres.
A cidade de Xiraz abriga templos do Islã de beleza ímpar — inclusive, nós já mostramos aqui algumas construções incríveis espalhadas pelo país. No registro abaixo, o fotógrafo mostra o reflexo provocado pelos vitrais coloridos da mesquita de Nasir-Ol-Molk.
Esta é Shahrzad com e sem o seu hijab — o véu islâmico. As mulheres do país precisam usá-lo obrigatoriamente para cobrir os cabelos desde a Revolução Islâmica, em 1979.
A obrigatoriedade do uso do véu, porém, não impede que as iranianas façam coisas como tirar selfies e compartilhá-las em suas redes sociais.
Enquanto a mãe lê, a filha brinca de pular corda no meio da sala de uma típica residência iraniana.
Aqui, vemos uma garotinha aguardando, ansiosa, para se deliciar com os doces que estão sendo preparados.
Em uma cafeteria com decoração inspirada na década de 1970, duas amigas tomam uma xícara de café enquanto conversam.
Os cidadãos iranianos são grandes consumidores de tecnologia. Por lá, as redes sociais e a internet de modo geral são espaços importantes para a liberdade de expressão.
Como você deve saber, a religião mais professada pelos iranianos é o islamismo — 99,9% da população, para ser mais exato. Nesta imagem, pai e filha oram juntos em uma mesquita.
No sistema metroviário da capital do país, Teerã, há vagões exclusivos para mulheres e para homens.
Em uma sociedade conservadora, como a iraniana, a arte desempenha papel relevante na discreta luta por liberdade de expressão. No registro abaixo, Montagne mostra uma cena de uma peça de teatro a que ele assistiu.