Saúde/bem-estar
12/03/2018 às 09:32•2 min de leitura
Pessoas autoconfiantes costumam ter sucesso em seus projetos pessoais e profissionais, e é justamente seguindo a mesma lógica que conseguimos compreender por que pessoas inseguras “não vão para frente”. É claro que sempre há exceções à regra, mas se você busca alcançar um objetivo, o bom mesmo é deixar a insegurança de lado e abandonar os hábitos a seguir, que são os que mais demonstram que uma pessoa não é autoconfiante:
Não conseguir decidir entre uma coisa e outra é complicado, especialmente se isso acontece porque você tem medo das consequências, caso esteja errado. A verdade é que isso apenas reforça seu sentimento de insegurança, e as pessoas ao seu redor conseguem perceber isso. O jeito é treinar a si mesmo a decidir as coisas quando for necessário e, principalmente, a entender que às vezes é normal tomar decisões erradas.
Quando você faz algo só para que outras pessoas aprovem, muitas vezes a conquista deixa de ser uma conquista e se torna um feito vazio de significados. Isso é tão verdadeiro que, se você estiver em um escritório, vai perceber em pouco tempo quem é o funcionário que serve de capacho, se for preciso, só para ganhar um elogio ao fim do dia. Não ser essa pessoa é uma excelente atitude.
Pessoas inseguras costumam não confiar no trabalho que fazem e, por isso, acabam demorando muito mais tempo para completar suas atividades, simplesmente porque às vezes fazem o serviço duas vezes. Você não precisa perder tempo tentando ser perfeito – fazer o que é necessário já é suficiente na maioria dos casos.
Pessoas inseguras têm a necessidade de estar no controle e, muitas vezes, acabam não tendo autonomia, justamente para não correr riscos de “queimar o filme” caso algo não saia como planejado. Não tem outro jeito: as pessoas enxergam a falta de autonomia e de controle como um grande sinal de insegurança.
Todas as pessoas sentem medo e não querem fracassar, mas é preciso monitorar esse sentimento, para que ele não acabe com as suas oportunidades de crescer. Lembre-se sempre de que há apenas três formas de fracassar: quando desistimos, quando não melhoramos e quando nunca tentamos.
Muitas pessoas ainda acreditam que pedir ajuda é um sinal de fraqueza quando, na verdade, não se trata nenhum pouco disso. Independente de qual seja a sua posição, não existe motivos para que você não possa pedir a ajuda de uma pessoa que, em determinada área, esteja mais bem informada do que você. Na verdade, isso demonstra segurança, grandeza e vontade de melhorar, o que são ótimas qualidades.
Nem sempre nos sentimos confortáveis defendendo uma ideia em frente a outras pessoas, e quem é inseguro demais acaba tendo medo de parecer bobo ao fazer uma pergunta ou uma observação. O melhor jeito de superar esse problema é começar a praticar e fazer comentários e perguntas com mais frequência.
Pessoas inseguras vivem comparando pontos de suas vidas com os de outras pessoas, e isso é péssimo. Ninguém é igual à ninguém, e a única comparação justa é aquela que você faz sobre você mesmo hoje e você mesmo ontem. Fora isso, será apenas uma forma de ficar descontente e de se criticar demais.