27 coisas que talvez você não saiba que foram inventadas por mulheres
253
Compartilhamentos

27 coisas que talvez você não saiba que foram inventadas por mulheres

Último Vídeo

Lugar de mulher é onde ela quiser, especialmente se for inventando alguma coisa de extrema utilidade para o ser humano. E não foi pouca coisa que elas já criaram, hein! Listamos aqui algumas invenções femininas que deixariam Marie Curie orgulhosíssima do seu gênero!

1. Cerveja

Cerveja

Você vai achar que a gente andou bebendo antes de escrever isso, mas não é o caso. E sim, você leu certo, existem indicações de que antes de os alemães popularizarem a bebida que hoje faz tanto sucesso, mulheres na Mesopotâmia eram as responsáveis por fermentar a cevada e desenvolver a cerveja.

Segundo a historiadora Jane Peyton, elas não apenas eram as únicas permitidas na fabricação das cervejas e nas tabernas, como também a cerveja foi considerada um presente da deusa — isso mesmo: até a deusa era mulher.

Imagina a decepção desse povo vendo as propagandas de cerveja de hoje em dia.

2. Computadores

2

Em 1944, Grace Hopper e Howard Aiken criaram em Harvard um computador que tinha o tamanho de uma sala inteira, o Mark I.

Mas não apenas isso. Ela também inventou um sistema de programação que traduz linguagem escrita para códigos de computador. E sabe o que mais? Quando você fala que rolou um bug com algum equipamento eletrônico, isso também entra na conta de Grace. É que um dia ela teve que lidar com problemas reais de insetos dentro do computador que estava montando, e o nome ficou!

O algoritmo usado pelos computadores também foi invenção feminina. Ada Lovelace, que era uma gênia da matemática, programou uma máquina com algoritmos matemáticos, junto com o cientista Charles Babbage, em Londres.

3. Transmissores wireless

3

Achou pouco? Pois bem, transformar a internet em algo que se conecta sem fios também foi ideia de uma mulher. Foi durante a Segunda Guerra Mundial que a atriz e pesquisadora Hedy Lamarr deu os primeiros passos nas tecnologias que geraram o que hoje chamamos de WiFi.

Ela criou um sistema secreto de comunicações para torpedos controlados via rádio que, mais tarde, evoluiu para a internet wireless.

4. Colete à prova de balas Kevlar

4

O nome dela é Stephanie Kwolek, e ela estava só tentando fazer uma fibra mais leve para os pneus automotivos. Em vez disso, criou o colete à prova de balas Kevlar, que todos os anos salva a vida de milhares de policiais, patenteado em 1966.

5. Saco de papel

5

Até Margaret Knight aparecer, o único tipo de embalagem de papel que existia não tinha fundo, era como um envelope. Em 1868, ela criou uma máquina para fabricar os sacos de papel como conhecemos hoje.

É claro que um homem viu o que ela estava fazendo e tentou patentear a invenção antes. Ela venceu a ação contra Charles Annan em 1871 e manteve a patente em seu nome.

6. Lixeira de pedal

6

Lillian Gilbreth era um gênio das gambiarras. Ela gostava de aprimorar as coisas que tinha em casa e foi numa dessas que inventou o sistema de pedal para abrir a lixeira. Ela também criou coisas como prateleiras na porta da geladeira, entre outras!

7. Refrigeradores elétricos

Por falar em geladeira, ela também foi uma criação feminina. Imagine viver no calor de tantas cidades brasileiras sem ter como resfriar e conservar os alimentos? Pois é, agradeçam à senhora Florence Parpart pela brilhante ideia que ela teve em 1914.

8. Banco imobiliário

banco

O nome era "O Jogo do Senhorio", e o objetivo era explicar uma teoria econômica a seus alunos. Ele foi criado por Elizabeth Magie no início do século XX, mas 30 anos depois a empresa Parker Brothers redesenhou o jogo, lançando-o como Monopoly. A patente de Magie foi comprada pelo que nós, brasileiros, gostamos de chamar de mixaria.

9. Lavadora de louças

2

Josephine Cochrane foi a responsável por criar a primeira lavadora automática de louças. E nem venha me dizer que ela só queria se livrar do monte que estava empilhando na pia. Você acha mesmo que, em 1886, eram as senhoras que lavavam a louça? Não mesmo, ela queria era tornar mais fácil a vida das pessoas que trabalhavam em sua casa.

10. Sinalizadores luminosos

10

Martha Coston levou 10 anos para transformar em realidade a ideia de seu ex-marido, depois que ele morreu. Com a ajuda de pirotécnicos e químicos, ela patenteou a ideia em 1859, mas a invenção foi creditada ao seu marido.

11. Vidro transparente

11

Em 1935, a General Electric teve sua primeira cientista mulher, e ela mostrou que merecia a posição. Katharine Blodgett criou um vidro sem brilho e sem distorção, transparente como o conhecemos hoje. Revolucionária!

12. Serra circular

12

Até poupar os homens de trabalhar elas querem! Tabitha Babbitt sugeriu a criação de uma serra que funcionaria usando um dispositivo circular, para que dois homens não precisassem ser empregados nessa função de empurrar e puxar uma serra reta.

Foi lá em 1813, e ninguém a deixou patentear, mas a comunidade em que ela vivia usou a serra mesmo assim.

transição

Loucura, não é mesmo? E se você acha pouco, confira mais algumas coisinhas que foram inventadas por mulheres:

13. Corretivo para caneta

Inventado por Bette Nesmith Graham em 1958.

14. Coleira retrátil

Mary A. Delaney, em 1908.

15. Fraldas descartáveis

Marion Donovan, em 1951.

16. Telescópio e lâmpada para submarinos

Sarah Mather, em 1845.

17. Limpador de para-brisa

Mary Anderson, em 1903. A versão automática foi criada por Charlotte Bridgwood em 1917.

18. A escala Apgar

Criada para avaliar a saúde da criança recém-nascida nos primeiros 5 minutos de vida. A responsável foi a anestesiologista obstétrica Dr. Virginia Apgar, em 1952.

19. Gabinete com cama dobrável

Sarah E. Goode, em 1885. Foi a primeira mulher negra a receber uma patente nos Estados Unidos.

20. Casa sustentada por energia solar

Maria Telker, biofísica, em 1947.

21. Impermeabilizador de tecidos

Patsy Sherman, em 1952.

22. Aquecedor de carros

Margaret A. Wilcox, em 1893.

23. Aquecimento central a gás

Alice Parker, em 1919.

24. Escada de incêndio

Anna Connelly, em 1887.

25. Bote salva-vidas

Maria Beasely, em 1882.

26. Seringas

Letitia Geer, em 1899.

27. Máquina de sorvete

Nancy Johnson criou o sistema de refrigeração de sorvetes em 1843.

Sensacional, não é mesmo? Tem mais alguma que não entrou para a lista? Deixe sua sugestão nos comentários!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.