Veja onde sentar no avião para diminuir suas chances de ficar doente

28/05/2019 às 05:022 min de leitura

A situação é tensa para muitas pessoas. Você entra no avião ou em um ônibus e vê de longe aquela pessoa com os olhos inchados e um lenço na mão. Não demora muito, e começam os espirros. Seu principal desejo ecoa na sua cabeça: "não posso ficar doente". Em alguns casos, isso é inevitável, mas cientistas americanos fizeram um estudo tentando descobrir onde suas chances de ficar doente são menores dentro de um avião.

1

Para a pesquisa, bancada pela fabricante de aeronaves Boeing, os cientistas da Universidade Emory e Georgia Tech coletaram dados em cinco voos de longa duração, sendo que todos estavam praticamente lotados. O estudo foi feito durante a temporada de maior proliferação do vírus da gripe, através do registro de como os passageiros se moviam dentro do avião e obtendo centenas de amostras do ambiente, para que fossem testadas posteriormente à procura de 18 tipos de doenças respiratórias comuns.

Uma novidade foi que embora tosse, espirros ou a própria respiração de alguém doente sejam as formas mais comuns de transmissão de uma doença respiratória, o simples fato de passar horas próximo a alguém doente já é o suficiente para poder ser infectado.

Afina, qual é o melhor lugar para sentar?

As probabilidades de se contrair gripe em um avião são as seguintes. Se uma pessoa doente está sentada na poltrona do corredor, num avião que possui três poltronas em cada lado, os dois passageiros ao lado, assim como os três na fileira da frente e na de trás têm 80% de chances de contrair a doença.

Do outro lado do corredor, o passageiro logo ao lado do transmissor, assim como quem está na frente e atrás dele possuem a mesma probabilidade de ficar doente. Já quem está ao lado deles tem a sorte de ver a probabilidade de contrair a doença cair para algo entre 10% e 30%. O estudo considerou que existem filtros na circulação de ar do avião, diferente de um ônibus, que possui janelas para esse fim.

2

As movimentações do transmissor em potencial dentro da aeronave, como ir ao banheiro ou pegar uma bolsa no bagageiro, não exercem grande influência na probabilidade, então o segredo é tentar se manter sentado o mais longe possível.

Segundo os cálculos dos cientistas, a melhor forma de evitar o contágio é sentar numa poltrona da janela, pois seria o lugar mais seguro do avião nesse quesito. Em segundo lugar, estaria a poltrona do meio, sendo a do corredor a pior quando se fala em contágio.

Outras pesquisas sugerem que gotículas de um espirro podem percorrer uma distância de até 1,80 metro, isso sem considerar que o vírus da gripe pode sobreviver por até 24 horas em uma superfície, após ter sido expelido por alguém doente.

Por esses motivos, os autores da pesquisa alertam que ela é limitada, devendo ser utilizada somente como forma de precaução, e não se deve esquecer de sempre lavar muito bem as mãos. Além disso, há o "pequeno" detalhe de que normalmente os lugares são marcados, então você acaba não tendo tanta escolha, não é mesmo? 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: