Será que seu cachorro ama você de verdade?

01/04/2018 às 06:002 min de leitura

Pessoas que gostam de cães sabem como funciona quando chegam em casa no fim do dia. A recepção com direito a rabos abanando e lambidas é garantida, demonstrando todo o carinho e saudade que sentiram durante o dia. Agora, algo que muitos já imaginavam foi confirmado por uma especialista em comportamento animal, em entrevista ao site Inverse: o carinho deles é o mais genuíno possível.

1

Nossa relação com cães já vem de longa data e, segundo cientistas, tem mais de 40 mil anos. Independente de como tudo isso começou, até hoje eles são ótimos companheiros e muito fiéis. Segundo Amy Shojai, especialista em comportamento animal, o carinho que eles sentem é genuíno e comprovado por estudos.

O hormônio ocitocina é liberado tanto em cães quanto em humanos quando interagem com alguém de quem gostam. Ele provoca uma reação no cérebro que aumenta a ligação existente, e não à toa é o mesmo hormônio liberado em mães quando estão com seus bebês recém-nascidos.

Somente o cheiro de seus donos já é suficiente para que cães fiquem felizes. Um estudo publicado em 2015 analisou o cérebro de cachorros por meio de ressonância magnética. Eles estimularam os animais com o cheiro de seus donos, de cachorros conhecidos, de cachorros desconhecidos e de humanos desconhecidos. Os pesquisadores concluíram que somente o cheiro dos próprios donos ativou uma região do cérebro chamada núcleo caudado, que é ligada diretamente à sensação de recompensa.

Com toda essa afeição, não é difícil se pegar falando com eles como se fossem crianças de colo, tanto que já falamos aqui no Mega sobre esse comportamento. Considerando tudo isso, não é à toa que cães sejam tratados literalmente como bebês por algumas pessoas — e não as julgamos por isso.

Certamente, muitas pesquisas ainda serão realizadas a fim de investigar a ligação entre humanos e cães; porém, independente disso, o melhor é continuar aproveitando os momentos de carinho e alegria com eles.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: