Sabe por que as pessoas fazem voz de criança para falar com cachorros?

19/03/2018 às 09:302 min de leitura

Se você tem um cachorro ou se convive com alguém que tenha, sabe muito bem que, na hora de pegar um filhote no colo ou somente de interagir com ele, as pessoas tendem a fazer uma voz mais fina e a falar com o animal da mesma maneira como falam com um bebê humano, não é mesmo?

Ainda que façamos isso sem pensar nos motivos da coisa toda, a verdade é que há uma explicação bem lógica para todo esse baby talk: cachorros tendem a prestar mais atenção no que estamos falando quando nos direcionamos a eles como se eles fossem crianças de colo.

A afirmação foi feita por pesquisadores que participaram de um estudo sobre o tema e que foi publicado pela Universidade de York, na Inglaterra. Divulgados pelo Metro, os resultados revelam que fazer uma voz mais aguda e mais emotiva é uma boa forma de conseguir se comunicar melhor com os nossos amigos de quatro patas.

Esperteza canina

up movie

Isso acontece porque a entonação “fofa” acaba aumentando a capacidade de atenção dos cachorros e, de acordo com uma das responsáveis pelo estudo, Dra. Katie Slocombe, tanto crianças quanto cachorros prestam atenção em pessoas que falam com a voz fina, o que a maioria de nós faz por instinto, para aprimorar a comunicação.

A pesquisa contou com testes de discurso com 30 cachorros adultos, e os animais foram submetidos a ouvir frases típicas como “você é um bom garoto” e também a frases gerais, sem entonação diferente e sem elogios “fofos”. Os níveis de atenção dos animais foram medidos ao longo dos testes, e o discurso mais infantil é realmente o que ganha a atenção dos cães.

Os discursos também passaram por momentos de mistura, sendo ora fofos, ora normais, para que os pesquisadores conseguissem descobrir se havia picos de atenção nos cachorros conforme as palavras ditas e a entonação usada para dizê-las. Nesse caso da linguagem mista, não há preferência entre os cachorros, o que sugere que eles precisam ouvir apenas vozes mais agudas e afirmações típicas para começar a prestar atenção.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: