Estas 3 técnicas melhoram o funcionamento do seu cérebro

Estas 3 técnicas melhoram o funcionamento do seu cérebro

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Algumas pessoas parecem já nascer mais inteligentes que outras, e isso fica bem evidente durante a época escolar. Em toda sala de aula existe aquele aluno que tira as maiores notas, mas ao mesmo tempo presta atenção em todas as aulas e faz as tarefas. Mas será que essa é uma habilidade nata ou esses pequenos gênios possuem outros hábitos que ajudam no seu desenvolvimento?

Seria muito bom se pudéssemos simplesmente tomar uma pílula e aprender algo lendo superficialmente, sem esforço algum, mas infelizmente isso ainda não existe. Como na maioria de nossas ações a prática leva à perfeição, com nossas funções cognitivas isso não é diferente.

Você provavelmente não se tornará o novo Einstein, mas através dessas técnicas é possível impulsionar as funções cognitivas e melhorar o funcionamento do seu cérebro.

1. Meditação

Hoje em dia, a prática da meditação está em alta. Seja na sua própria casa ou através de cursos “Mindfulness”, ela promete nos tirar da correria do dia a dia e colocar nossos pensamentos nos trilhos. A atividade procura fazer com que seu cérebro se concentre no momento presente, esquecendo passado ou futuro. Esse hábito, segundo estudos, aumenta a capacidade de manter a atenção. Pesquisas mostram que o uso adequado dessa técnica, mesmo por curtos períodos de tempo, ajuda a melhorar a concentração, assim como a memória de trabalho e o processamento visiospacial.

Começar a meditar é fácil, mas exige disciplina. Veja 5 passos que podem ajudar a começar esta prática:

  • Encontre um lugar calmo onde consiga ficar em uma posição confortável e relaxante: pode ser tanto uma cama quanto uma mesa de escritório.
  • Concentre-se na sua respiração. Tente não pensar em nada além dela e deixe-a fluir naturalmente, sem que fique lenta ou rápida demais.
  • Se em algum momento sua atenção começar a se desviar da respiração, volte para ela assim que perceber. Pode ser difícil no começo, mas praticando ficará cada vez mais fácil.
  • Faça disso um hábito. Todos temos uma vida corrida, mas separar 10 minutos todos os dias para meditação pode trazer muitos benefícios.
  • Use suas novas habilidades quando precisar. Mesmo não estando no momento de meditação, quando precisar prestar atenção em algo importante pare por alguns segundos e ouça sua respiração. Seu cérebro já saberá o que o espera, e provavelmente tudo ficará mais fácil.

2. Passatempos

Palavras cruzadas sempre tiveram fama de exercitar nosso cérebro, e elas realmente cumprem seu papel. Essas atividades não nos deixam necessariamente mais inteligentes, mas nos fazem exercitar a memória de trabalho, que é a habilidade de lembrar de pequenas coisas por um curto período.

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Um estudo feito nos EUA em 2014 provou que a prática dessa atividade por idosos atrasou em 2,5 anos o declínio de memória. Ou seja, trabalhar o cérebro através de passatempos ajuda com sua memória, mas com o passar do tempo algumas das nossas funções cognitivas acabam sendo reduzidas sem muita opção. Mesmo assim, a atividade tem muitos benefícios e é bem recomendada.

3. Acesse seus “lugares de memória”

Se seu problema é lembrar de coisas depois de um tempo, temos a solução utilizada por profissionais da memória. Eles utilizam lugares familiares para lembrar de coisas aleatórias, e você pode fazer isso também!

Primeiro, lembre de um lugar bem conhecido, como sua casa ou seu escritório, e nele faça uma rota numerando pontos de referência em sequência. Se não for possível determinar uma rota de um ponto a outro, tente marcar os pontos em sentido anti-horário.

Uma boa forma de lembrarUma boa forma de lembrar que precisa comprar salame

Agora, em cada ponto que você determinou imagine um objeto ou uma palavra do que você precisa lembrar. Por exemplo, se você precisa comprar pão e ovos, imagine uma cesta de pães na porta da sua casa e uma caixa de ovos balançando em cima de uma fina televisão. Procure não imaginar os objetos em situações comuns; quanto mais absurda a situação, mais fácil de lembrar.

No início, pode parecer difícil, mas com prática você conseguirá lembrar de cada vez mais coisas ao mesmo tempo. E, provavelmente, dará algumas risadas internas sobre as situações que vai acabar criando na sua cabeça.

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