A inesperada simplicidade por trás da ostentação de Dubai
60
Compartilhamentos

A inesperada simplicidade por trás da ostentação de Dubai

Último Vídeo

Arranha-céus faraônicos, carros banhados a ouro trafegando pelas ruas e um hotel sete estrelas: esses são alguns dos motivos que fazem Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, ser considerado um verdadeiro oásis de esplendor e ostentação encravado na árida Península Arábica. Porém, o luxo no entorno de um dos maiores centros de investimentos da história recente não passa de um bonito horizonte.

Interessado em capturar o lado menos conhecido de Dubai, o fotojornalista Alex Atack percorreu bairros onde vivem os imigrantes indianos que ajudaram a erguer os arranha-céus suntuosos da metrópole, visitou os locais onde projetos ambiciosos nunca foram finalizados e registrou a paisagem arenosa de áreas que ainda não foram transformadas pela especulação imobiliária. O resultado de suas andanças originou uma série fotográfica chamada "Under Construction".

1

Nascido na Inglaterra, Atack passou a infância em Dubai e testemunhou como os lucros do petróleo transformaram a cidade no destino de megaprojetos. "Jogávamos futebol no Safa Park — uma grande área verde com parque de diversões, sorveterias e cafés. Dois anos atrás, cavaram um canal bem no meio dele e o destruíram parcialmente", lamenta.

Quando voltavam das férias de verão, ele e o seu irmão tentavam adivinhar, olhando da janela do carro, os novos empreendimentos que haviam surgido durante as semanas em que estiveram fora. Segundo ele, era comum ver edifícios "brotarem" em terrenos vazios, casas antigas serem demolidas para dar lugar a hotéis luxuosos e ruas serem pavimentadas em regiões onde antes só tinham dunas de areia. A seguir, você vê as impressões mais recentes do fotógrafo sobre a cidade em que cresceu:

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.