Estilo de vida
26/04/2018 às 07:01•3 min de leitura
Você se recorda dos incêndios devastadores que destruíram milhares e milhares de metros quadrados de florestas no Chile no ano passado? Pois de acordo com Kelly Richman-Abdou, do site My Modern Met, Francisca Torres, uma chilena que está no comando de uma comunidade focada no bem-estar de animais chamada Pewos, resolveu fazer algo a respeito e recrutar jardineiros pra lá de fiéis — e fofíssimos — para ajudar na revitalização de algumas regiões afetadas!
Segundo Kelly, Francisca treinou seus três cães da raça Border Collie para ajudar a espalhar sementes pelas áreas destruídas pelo incêndio, e a iniciativa, além de muito legal, já está rendendo frutos. Melhor dizendo, plantas! Quando saem para o “trabalho”, os cachorros — as fêmeas Das, Olivia e Summer — são equipados com mochilas especiais repletas de sementes que vão caindo pelo solo enquanto eles correm e brincam pelos bosques queimados.
E, para você ter uma ideia, conforme contou Francisca, cada vez que ela leva o trio de jardineiros para gastar energia em uma das áreas afetadas pelos incêndios, eles chegam a espalhar perto de 10 quilos de sementes ao longo de vários quilômetros. Tudo isso enquanto brincam! O mais legal é que já é possível ver plantinhas brotando e a fauna regressando pelos lugares por onde os animais passaram.
Eis uma iniciativa que podia ser adotada mundo afora — desde que a coisa toda seja realizada com a devida orientação para garantir que os bichinhos não se esforcem demais e que as espécies de plantas certas sejam reintroduzidas na natureza. Mas é uma ideia muito válida, você não concorda?
***
Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.