Hora do aquecimento: confira 18 fatos curiosos sobre as Copas do Mundo

14/05/2018 às 05:213 min de leitura

1 – A primeira Copa do Mundo aconteceu em 1930, no Uruguai, e foram os donos da casa quem saíram campeões do torneio.

2 – Durante a Copa do Mundo de 2014, que foi a vigésima edição do mundial e foi sediada aqui no Brasil, 3,2 bilhões de pessoas sintonizaram seus televisores para assistir aos jogos? Esse número representa quase metade da população mundial!

Copa do Mundo(Historical Photos)

3 – Já com relação ao público que atendeu aos jogos nos estádios brasileiros, o menor número foi de 53 mil pessoas.

4 – Neste ano, teremos a 21ª edição da Copa do Mundo e esta será a primeira vez na história do mundial que a Rússia sediará os jogos.

5 – Falando em Rússia, neste ano, o time fará sua 11ª aparição em copas do mundo. E a melhor posição atingida pela seleção russa foi a 4ª, nos mundiais de 1966, sediada na Inglaterra. Na época, aliás, a equipe era da União Soviética.

6 – E sabia que em 2002, foi a primeira na história das copas que os mundiais ocorreram em dois países ao mesmo tempo? As partidas ocorreram no Japão e na Coreia do Sul.

Copa do Mundo(Who Ate all the Pies)

7 – Dizem que a equipe da Índia desistiu de participar da Copa do Mundo de 1950, sediada aqui no Brasil, por causa da proibição de se jogar sem chuteiras.

8 – O time com o maior número de empates em Copas do Mundo é a Itália, com 21 no total.

9 – Já o time que mais vezes acabou com o placar 0 a 0 na história  dos mundiais foi a Inglaterra que, em 62 participações, terminou com esse resultado 11 vezes.

10 – E a equipe com o maior número de derrotas nos mundiais de futebol é o México, com 25. Outros números no currículo do time mexicano são 14 vitórias e 14 derrotas em copas do mundo.

Copa do Mundo(Daily Mail)

11 – O jogador mais velho a marcar gols em copas do mundo foi o camaronês Roger Milla, que tinha 42 anos quando disputou o mundial por seu país na Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994.

12 – Na Copa deste ano, serão 32 equipes disputando o título de melhor do mundo, com o Panamá e a Islândia fazendo suas estreias na competição.

13 – Os jogos da Copa da Rússia ocorrerão em 12 estádios em 11 cidades diferentes. Moscou, aliás, é a cidade que conta com duas arenas diferentes, a de Luzhniki e a de Spartak.

14 – Todas as Copas do Mundo foram vencidas por países europeus ou sul-americanos, com 11 títulos levados para Europa, e 9 distribuídos aqui na América do Sul.

Copa do Mundo(Daily Mail)

15 – O Brasil é o país com o maior número de Copas no currículo, somando 5 — ou 25% do total dos mundiais disputados. A Alemanha e a Itália nos seguem de perto, com 4 títulos cada.

16 – Ao longo da história dos mundiais, houve apenas 4 ocasiões em que um time venceu todos os jogos disputados durante uma Copa: o Uruguai, com quatro vitórias em 1930, a Itália, também com quatro em 1938, e o Brasil, que venceu as seis partidas que disputou em 1970, e todas as sete que jogou em 2002.

17 – A única seleção que conseguiu manter seu gol invicto ao longo de uma Copa do Mundo foi a Suíça, em 2006, que participou de quatro jogos e não levou nenhuma bolada.

18 – A Nigéria é o país africano que mais se classificou para participar das copas, desde a sua estreia em 1994: são seis participações, incluindo a deste ano na Rússia.

Copa do Mundo(Prothom Alo)

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: