Na China, cinemas estão expondo os rostos de caloteiros
922
Compartilhamentos

Na China, cinemas estão expondo os rostos de caloteiros

Último Vídeo

Há alguns dias, mostramos aqui no Mega que o pessoal que não paga a conta de água na Rússia estava sofrendo uma espécie de humilhação pública: a companhia de saneamento estava colocando uma pirâmide de concreto na frente da casa do caloteiro informando toda a vizinhança de que ele era um devedor. Agora, um caso semelhante pipocou na China.

Por lá, mutuários que não quitam seus empréstimos estão tendo seus rostos divulgados antes de sessões de cinema! A iniciativa acontece apenas no condado de Hejiang, a 1,9 mil km de Pequim, que conta com uma população de 900 mil habitantes. Além dos rostos, o nome dos devedores também aparece antes dos filmes.

Essa não é a primeira sanção sofrida por quem deixa de quitar seus empréstimos no condado: inclusão em listas semelhante ao SEPROC/SERASA aqui do Brasil e restrições de viagens também são formas de tentar desestimular a população a ficar devedora. Já no resto do país, pessoas devedoras podem ter seus dados, como foto de rosto, documento, endereço e até valor da dívida, exposto em outdoors, painéis eletrônicos ou ônibus.

Um vídeo gravado dentro do cinema e que mostra o rosto dos “laolai”, isto é, das pessoas que fazem empréstimos e não conseguem pagar, recentemente viralizou na Weibo, uma rede social semelhante ao Twitter e bastante popular no país. Confira:

Se a moda pega no Brasil, vai faltar lugar para anunciar...

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.