5 cientistas LGBT que mudaram o mundo

01/07/2018 às 14:002 min de leitura

Em tempos de Twitter e Facebook, cada movimento que uma pessoa famosa faz vira notícia. Essa curiosidade sobre os aspectos da vida íntima das celebridades não é exatamente uma novidade  a diferença, no entanto, é que agora ela nos atinge de maneira massiva devido às ferramentas que temos à disposição.

Toda a especulação envolvendo figuras públicas, no entanto, carrega um ponto positivo: é, em grande parte, graças a ela que podemos conhecer um pouco mais sobre pensadores, cientistas e pessoas fundamentais para a evolução da humanidade e vir a saber fatos extraoficiais sobre suas vidas — a orientação sexual, por exemplo.

Em tempos de preconceito e intolerância, isso é importante especialmente para que possamos reconhecer a importância de diferentes grupos sociais e comunidades para o todo, como é o caso das mulheres, de pessoas de outras raças e também da comunidade LGBT. E é desse último grupo que a gente fala nesta matéria! Confira cinco grandes cientistas e pensadores da história da humanidade que eram gays, lésbicas ou pessoas transgênero!

1. Alan Hart

Pesquisador da área da saúde, Alan Hart foi um grande nome na luta contra a tuberculose no início do século XX. Ele também foi bastante pioneiro no sentido de ter sido uma das primeiras pessoas da história dos Estados Unidos a fazer a cirugia de mudança de sexo. Alan era um homem transgênero que conquistou seu espaço social enquanto homem depois de ter feito a mudança.

2. Alan Turing

Talvez você tenha acompanhado a história desse cientista britânico no filme "O Jogo da Imitação", de 2014, estrelado por Benedict Cumberbatch. Sem ele, duas coisas talvez não tivessem acontecido: a derrota da Alemanha na Guerra e a invenção do computador.

Turing foi responsável por quebrar o Enigma, um código usado pelo regime nazista para se comunicar durante esse período, e no processo desenvolveu uma máquina que depois se tornou o computador.

Apesar do sucesso profissional, sua vida teve um desfecho triste: em 1952, ele foi preso por indecência e punido com injeções hormonais que levavam à impotência por conta de sua orientação sexual.

3. Florence Nightingale

Uma das enfermeiras mais famosas da história, Florence viveu 90 anos e ajudou a mudar a forma como o sistema médico se organiza, principalmente em situações de Guerra. Ela atuou na Ucrânia, onde contribuiu para compreender os motivos que levavam à morte de soldados — criando o que conhecemos hoje como Diagrama de Florence Nightingale.

A enfermeira era lésbica e teve longos e apaixonados relacionamentos com mulheres, detalhes que não escondia de ninguém.

4. Francis Bacon

Uma das figuras mais expoentes de sua época, cujos escritos seguem sendo usados, Sir Francis Bacon era advogado, filósofo, político e é conhecido até hoje como um dos fundadores do método científico. Vários documentos, inclusive cartas entre sua mãe e seu irmão, apontam que o pensador era homossexual.

5. Sally Ride

Quando a nave espacial Challenger chegou ao espaço, ela levava consigo a astronauta Sally Ride, lésbica que, em 18 de junho de 1983, se tornou a primeira mulher a chegar ao espaço.

Por 27 anos, ela foi parceira de Tam O'Shaughnessy, que também era sua sócia na Sally Ride Science, uma organização sem fins lucrativos voltada a incentivar o interesse das crianças pela ciência.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: