Ooops! Veja um míssil explodir a bordo de navio de guerra alemão

04/07/2018 às 12:452 min de leitura

Uma coisa que nenhum oficial da marinha quer é que durante um exercício de guerra algo saia errado e, em pleno alto-mar, a embarcação sofra avarias ou ocorram baixas entre a tripulação. No entanto, incidentes podem acontecer — e uma fragata de defesa aérea alemã foi palco de um deles recentemente.

Ooops!

De acordo com Kyle Mizokami, do site Popular Mechanics, tudo aconteceu no dia 21 de junho, quando militares da embarcação FGS Sachsen acionaram um míssil a bordo durante um exercício, mas aconteceu uma falha de sistema e o artefato não saiu do silo. A fragata se encontrava no litoral da Noruega e o míssil acabou explodindo no navio mesmo. Veja a seguir:

Segundo Kyle, o míssil em questão era um artefato de defesa aérea de fabricação norte-americana e não se sabe ainda o que provocou a falha no lançamento. Até onde foi divulgado, quando acionado, o motor entrou em ignição direitinho, mas, como o sistema de lançamento não funcionou e o míssil ficou preso no silo, ele explodiu ali mesmo.

O fogaréu que você viu no vídeo acima foi provocado pela queima do motor do foguete e, por sorte, o incêndio foi controlado rapidamente. Entretanto, dois membros da tripulação acabaram sofrendo ferimentos leves e os danos à fragata foram consideráveis. O míssil, um Standard SM-2 , mede cerca de 4,5 metros de comprimento e pesa mais de 680 quilos, enquanto a embarcação foi projetada para interceptar aeronaves e mísseis inimigos.

Estrago significativo

A FGS Sachsen é a mais nova classe de fragatas alemãs — equipadas com uma porção de radares, sensores e todo tipo de parafernália superavançada focada na defesa do espaço aéreo. As embarcações também contam com um sistema vertical de lançamento (onde ficam os silos contendo os mísseis) que fica diante da ponte de comando. Confira a seguir o estrago:

Fragata alemãChamuscou (Popular Mechanics/Twitter)

Viu como ficou tudo chamuscado na área da explosão? Pois a coisa toda poderia ter acabado muito pior — caso os demais mísseis nos interiores dos silos tivessem entrado em combustão. É claro que o sistema de lançamento é todo reforçado e foi projetado para evitar esse tipo de situação, especialmente em caso de batalhas reais, já  que podem ocorrer detonações por ali. Mas, né... Vai que...

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: