publicidade

Impressionante! Esta imagem mostra um recorde da aviação comercial

06/07/2018 às 06:302 min de leitura

Todo mundo sabe que, diariamente, milhares e milhares de pessoas embarcam em aviões e viajam pelos céus do mundo, certo? Mas você tem noção de quantas aeronaves comerciais decolam e circulam pelas mais diversas rotas aéreas todos os dias? Se prepare para se surpreender, pois são MUITAS. Muitas mesmo!

Congestionamento aéreo

Existe um portal chamado Flightradar24 que faz o rastreio todos os voos comerciais que ocorrem pelo mundo — e o pessoal de lá anunciou que, na última sexta-feira, dia 29 de junho, foi registrado um recorde na quantidade de viagens aéreas. De acordo com Yúbal FM, do site Xataka, o portal contabilizou um total de 202.157 em um único dia, o maior número desde que o pessoal do Flightradar24 iniciou o monitoramento de viagens da aviação civil, há 12 anos.

É muita coisa! Aliás, nesse mesmo dia, o portal chegou a rastrear picos em que havia mais de 19 mil aviões voando ao mesmo tempo. Difícil de imaginar tanta aeronave junta no céu? O legal é que o pessoal do Flightradar24 criou uma animação para ajudar a galera a visualizar o congestionamento aéreo da última sexta-feira. Veja a seguir:

Conforme observou Yúbal — do Xataka —, nas imagens acima, fica evidente que o maior tráfego aéreo se concentra sobre a Europa, Estados Unidos e Ásia, especialmente na costa leste da China. Já sobre a Rússia, Canadá e África, o movimento é bastante menor — com a América do Sul e Latina, assim como a Oceania, apresentando um fluxo médio. Aqui no Brasil, como você deve ter notado, o maior trânsito de aeronaves pode ser observado na região sudeste do país.

E isso não é tudo!

Se você ficou impressionado com a quantidade de voos de sexta-passada, vale destacar que os 202.157 correspondem a 70% das aeronaves que circulam pelo mundo! Isso porque o Flightradar24 obtém seus dados a partir das tecnologias ADS-B, MLSAT, Flarm e informações em tempo real fornecidas pelos controladores do espaço aéreo dos EUA e Canadá, mas nem todos os aviões usam essas tecnologias e, portanto, não são rastreadas.

Fila de aviões (Seasia/The Indian Express)

Ademais, existem, ainda, as aeronaves militares e aviões comerciais que não fazem o transporte de passageiros — que não entraram na conta divulgada pelo Flightradar24! Impressionante, não é mesmo? E, segundo revelou Yúbal, só em 2017, foram registrados 36,8 milhões de voos comerciais, o que resulta em uma média de 101 mil voos por dia. No entanto, na última sexta, o número de aeronaves registradas no céu foi mais do que o dobro da média diária. Aliás, com esses dados em mente, fica evidente que as viagens de avião realmente são incrivelmente seguras...

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: