4 dicas para se destacar na hora da entrevista de emprego
26
Compartilhamentos

4 dicas para se destacar na hora da entrevista de emprego

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Os processos seletivos de empresas são longos, altamente competitivos e, muitas vezes, cansativos. O candidato percorre um extenso caminho para conquistar a vaga desejada, passando por etapas como testes online e dinâmicas de grupo, para, então, conseguir uma entrevista presencial – fase essencial para a contratação.

É comum que, nesse momento, o nervosismo e a inexperiência falem mais alto, o que muitas vezes pode levar a pessoa a dar adeus à oportunidade. Com o tempo e a experiência acumulada, é possível que a entrevista se torne uma etapa menos temida, mas não é necessário esperar chegar esse momento. O candidato pode pesquisar como ter sucesso em todas essas etapas hoje e, assim, chegar preparado no momento decisivo.

camillaCammila Yochabell já trabalhou no RH de multinacionais e dá dicas de como se comportar à frente de um possível empregador

Com o intuito de facilitar esse processo e ajudar os candidatos a garantir 100% de aproveitamento na entrevista, Cammila Yochabell, especialista em RH e fundadora da plataforma de empregos em formato de vídeo-currículo Jobecam, dá 4 dicas fundamentais para a hora da entrevista. Confira a seguir:

1. Seja um especialista na empresa

Vale tudo! Pesquise, anote, treine. Pode parecer óbvio, mas além de saber as informações básicas sobre vaga, é muito importante que os candidatos tenham a iniciativa de pesquisar sobre a empresa e, principalmente, conhecer o gestor responsável pela entrevista, caso haja a oportunidade, é claro. Use e abuse das ferramentas de busca e de redes sociais profissionais.

computador

2. Tenha suas habilidades na ponta da língua

O processo seletivo contempla fases que parecem infinitas. O candidato deve se inscrever, participar de testes online, dinâmicas de grupo para, finalmente, chegar ao estágio das entrevistas, sejam elas presenciais ou por vídeo. Então nem pense em desperdiçar essa chance! Foque em suas habilidades e em como você pode contribuir para o crescimento da empresa. Vale elencar competências técnicas e comportamentais e, inclusive, falar sobre projetos que participou e os resultados atingidos

ponta da lingua

3. Menos é mais

Quando estiver sendo entrevistado, dê preferência a respostas diretas, concisas e objetivas. Tenha em mente que os gestores não perguntam nada à toa, então, foque no que pode ser falado – dentro do contexto proposto – sobre suas aptidões e por que você é o candidato ideal para preencher a vaga daquela empresa.

menos

4. Comunicação ímpar

Saber se comunicar de forma eficaz e objetiva é um fator de extrema importância e um diferencial na hora de contratar, mas a ação não é feita apenas por meio da fala. Manter contato visual com o entrevistador demonstra confiança e segurança quando o assunto é você. As áreas de vendas, marketing e atendimento, por exemplo, valorizam e optam por profissionais comunicativos.

job

Com base nesse cenário, o mercado vê surgir empresas que buscam otimizar o processo, reduzindo etapas desnecessárias e onerosas, como é o caso da Jobecam. A plataforma de currículos em vídeo utiliza algoritmos inteligentes para ranquear os candidatos mais adequados a determinada vaga de emprego, de acordo com o que é dito pelo interessado e o que a empresa deseja em seu quadro de funcionários. 

*Via assessoria

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.