8 dicas essenciais para uma viagem de negócios de sucesso à China

06/08/2018 às 07:293 min de leitura

A China é um país cheio de oportunidades de negócios, que têm se expandido internacionalmente. Pensando nisso, a Verbling, plataforma de ensino de idiomas online, convidou Jina Shin, que morou e trabalhou por algum tempo no país, para dar algumas dicas de etiqueta para evitar qualquer mal-entendido.

De acordo com Jina, existem duas palavras para indicar o relacionamento de trabalho: "guanxi" e "face". A primeira serve para apontar um encontro entre duas pessoas baseado na confiança, ou seja, para um chinês, é melhor confiar na pessoa com quem faz um acordo de trabalho. De outro lado está o "face", traduzido como “perder rosto”, que significa a perda de moral e credibilidade e impossibilita ao chinês fechar um acordo com a outra pessoa que esteja nessa situação. Uma pessoa pode “perder o rosto” se fica com raiva ou briga com alguém em público, entre outras razões. Que saber outras regrinhas? Anote aí:

1. Como se introduzir à outra pessoa

Logo que chega à reunião, é tradicional apertar a mão da outra pessoa. O habitante da China não tem o costume brasileiro de beijar o rosto da outra pessoa e nem de abraçá-la, portanto tente não fazê-lo. Em seguida, quando for entregar seu cartão de visita, o faça com as duas mãos. É costume que tanto receber quanto entregar o cartão seja feito com as duas mãos e de forma pessoal, ou seja, preste atenção na pessoa a quem entrega seus contatos quando for fazê-lo. Isso mostra importância e respeito.

cartão

2. Seja pontual!

O povo chinês preza muito pela pontualidade. Por conta disso, tente não se atrasar para reuniões e jantares.

pontualidade

3. Preste atenção às regulações

Entenda que existe um regulamento de internet na China. Por exemplo, o Google, o Gmail, o Facebook, o Whatsapp, o Snapchat, o Instagram, o Uber e o YouTube não estão funcionando na China, exceto em Hong Kong e Taiwan. O Outlook e o Skype até funcionam, mas não da melhor forma. Esteja preparado para não ter acesso à internet a esses sites já partir de aeroportos!

Se você ainda que ter acesso a esses sites, existem vários serviços de VPN – por isso, certifique-se de pesquisar e configurar seus aparelhos corretamente. Lá você não poderá fazer nenhuma pesquisa no Google, e a Google Play Store não funcionará. E a iTunes Store é uma versão chinesa do tradicional iTunes, que pode resultar em não mostrar os aplicativos banidos na China.

apps

4. Pratique um pouco do idioma

Aprenda conversas básicas de sobrevivência via Verbling e faça uma amizade com chinês local.  "Quanto custa?" e os números já te ajudam a pelo menos compreender alguma coisinha e levam cerca de 2 semanas para serem aprendidos. Isso pode ser útil para dar uma boa impressão aos seus parceiros de negócios, e as pessoas na rua ficarão mais dispostas a ajudá-lo se você começar a conversar em chinês e não em inglês. Entenda que não são muitos chineses que falam inglês por lá. 

quanto custa

5. Conheça a etiqueta em jantares de negócios

Os chineses têm uma cultura de consumo de álcool para negócios, especialmente em algumas empresas mais tradicionais. Para essas ocasiões, o mais comum é o Baijiu, que é uma bebida alcoólica pesada e que embriaga em poucos shots. Cuidado para não ficar muito bêbado nesses jantares de negócios!

baijiu

6. Entenda como pagar suas compras

Muitas vezes você vê que chineses pagam em dinheiro ou via um pagamento móvel chamado WeChat Pay, da Tencent ou Alipay, que é o pagamento móvel da Alibaba. Algumas pequenas lojas locais não aceitam cartão internacional, apenas dinheiro ou pagamento móvel. Se você ainda preferir pagar com cartão de crédito, verifique se o local aceita Union Pay, além de Visa e Mastercard.

wechat pay

7. Qual o aplicativo de conversar mais usado?

Certifique-se de baixar um aplicativo chamado "WeChat" para se comunicar com seus amigos chineses locais. Apesar de não ter configuração em português, é possível acessar o app em inglês. Mesmo que você não tenha nenhum amigo local, você precisará deste aplicativo para se comunicar com seus parceiros de negócios, que é mais comum de ser usado do que o e-mail.

wechat

8. Preste atenção na hora de dar presentes

É muito comum presentear a outra pessoa em uma reunião de negócios. Todavia, os chineses são um muito supersticiosos, portanto evite os seguintes objetos: relógios, qualquer coisa branca ou preta e algo com o número 4 (pois a palavra quatro em chinês lembra a palavra "morte" e, para eles, é um mau agouro). É interessante os presenteá-los com camisetas da seleção de seu país, um artesanato local, um objeto com pedras, algo com o logo de sua empresa e até bebidas (especialmente para os homens).

china

*Via assessoria

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: