Conheça 7 incríveis passarelas pelo mundo

04/09/2018 às 05:003 min de leitura

Pontes são sempre obras vultuosas e, por menor que sejam, causam impacto na região onde são construídas. Apesar da diversidade nas opções de execução, que podem prezar pelo baixo custo ou pelo grande impacto visual, nem sempre conseguimos apreciar sua beleza ao passar de carro por elas.

Passarelas, ao contrário, são transpostas por pedestres que possuem mais chances de admirar as belezas do caminho sem colocar a vida de ninguém em perigo. De forma geral, essa estruturas são implantadas como um meio de aumentar a segurança em uma travessia, priorizando sempre o baixo custo e a alta eficiência das soluções. Como a carga sobre elas é pequena, torna-se possível ousar nas formas e soluções utilizadas para a construção desses elementos. Por isso, a MNN separou algumas das mais belas passarelas espalhadas pelo mundo.

1. Cau Vang (Golden Bridge)

Sendo sustentada por duas mãos de pedra gigantes (na verdade, é fibra de vidro), a passarela com 150 metros de extensão é, em primeiro lugar, uma atração turística, depois um caminho para pedestres. Ela liga duas estações de teleféricos no Thien Thai Garden, Danang, Vietnã. Sua estrutura é metálica, e o deck foi executado em madeira, inspirada, segundo o escritório de arquitetura responsável pelo projeto, no “mundo dos deuses, coisas gigantes e coisas vivas”.

2. Circle Bridge

As capitais europeias possuem uma preocupação especial com pedestres e ciclistas, por isso não é à toa que existem tantas belas passarelas por lá. Localizada na capital da Dinamarca, Copenhague, essa passagem foi criada pelo aclamado artista Olafur Eliasson, com cinco plataformas redondas que possuem grandes mastros em seu centro. A ideia era que elas se parecessem com veleiros, como referência à herança marítima da cidade. Ela é intencionalmente sinuosa, para que não seja percorrida com pressa e a paisagem possa ser apreciada.

3. Gateshead Millennium Bridge

Atravessando o rio Tyne, que cruza a cidade de Gateshead, no norte da Inglaterra, essa ponte nunca deixou de impressionar seus visitantes desde que foi inaugurada. Seu formato é peculiar para possibilitar o tráfego de embarcações, girando através de quatro motores elétricos em sua base. Ela ganhou diversos prêmios, aparecendo até mesmo em moedas e selos do país.

4. Helix Bridge

Concebida com a ideia de parecer uma cadeia de DNA, a Helix Bridge fica na cidade de Singapura e possui 280 metros de extensão. A região é cheia de atrações turísticas, servindo como um ótimo ponto para visitantes que queiram admirar as belezas locais. Assim como a maioria das passarelas nesta lista, sua iluminação noturna é um show à parte.

5. Infinity Bridge

A passarela é uma atração da cidade de Stockton-on-Tees, no nordeste da Inglaterra, que até pode ser visitada durante o dia, mas é à noite que a mágica acontece. Sua iluminação, quando refletida no rio Tees, explica o infinito no nome. Muito utilizada pela população local, ela ganhou prêmios pelo seu design e papel social, pois interliga duas regiões em desenvolvimento da cidade.

6. Millennium Bridge

A Millennium Bridge foi inaugurada no ano 2000, em Londres, após um século desde a execução da última obra do tipo. Dois dias após sua abertura, apresentou oscilações fora do esperado, que levaram 2 anos para que fossem resolvidas, após intensas análises estruturais e execução de reforços. Grande parte desse problema foi atribuído ao formato peculiar de lâmina que ela possui.

7. Moses Bridge

Invertendo o conceito de passarelas tradicionais, a Loopgraafbrug, conhecida como Moses Bridge, abre caminho entre as águas em vez de construir uma via elevada. Localizada em Halsteren, na Holanda, ela foi feita inteiramente em madeira e atravessa um antigo fosso que cerca o Forte de Roovre, construído no século 17.

A empresa de arquitetura responsável pelo projeto preferiu a solução porque manteria o visual histórico do local. Não se espera que exista uma grande ponte cruzando o fosso; por isso, um dos  arquitetos disse que "a ponte é como uma trincheira na fortaleza e no fosso, moldada para se misturar com os contornos da paisagem".

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: