Bósnia e Herzegovina: afinal, deu ou não deu praia?

12/09/2018 às 07:332 min de leitura

Bósnia e Herzegovina, o ora conflituoso país nos Bálcãs, agora parece estar incomodado com uma provocação que nem nos cenários mais hipotéticos seria motivo de preocupação para os brasileiros. Talvez você já tenha se deparado com esse meme que circula pelo mundo fazendo chacota da margem costeira entre a Croácia e a Bósnia. Se esse não é o caso, entenda a história.

A imagem abaixo mostra o mapa da península Balcânica e enfatiza a linha costeira da Croácia que praticamente bloqueia o acesso ao mar para os bósnios. A brincadeira se dá como se fossem os bósnios pedindo: "Queremos nadar". E os croatas respondendo: "Não".

 

A polêmica se deve à área costeira do país, cujos anos de conflitos desde os tempos do império Otomano deixaram o acesso ao mar praticamente inexistente. Na realidade, se não olharmos atentamente, passa despercebido.

 

A Bósnia é circundada na parte sudeste pela Sérvia, na parte mais ao sul faz fronteira com Montenegro e nas partes norte e oeste com a Croácia, que literalmente toma conta da costa marítima nessa porção do mar Adriático. No entanto, os bósnios ficaram mesmo furiosos foi em perceber que a maioria das pessoas desconhecem a única ligação que eles têm ao mar. 

Trata-se do Neum Corridor, com seus preciosos 20 quilômetros de extensão. Essa estreita passagem que garante praia, sombra e água fresca aos bósnios parece não deixar a desejar para o povo do país. A segunda menor área costeira do mundo, perdendo apenas para Mônaco, é um lugar com diferentes resorts e atrações turísticas.

Conflitos antigos

A história dessa porção de terra, outrora parte de um tratado entre o império Otomano e os venezianos, se deu no século 17, quando Dubrovnik, à época uma cidade-estado independente, queria se distanciar da guerra turca que eclodira na região e, para não sofrer os arrasos por estar situada no meio do conflito, acabou cedendo esse pedaço de terra com acesso ao mar. Essa área que era dominada pelos otomanos depois virou parte da Iugoslávia e hoje a conhecemos como Bósnia e Herzegovina. 

Comparando alhos com bugalhos

Para se ter uma ideia, o Brasil figura em 16º lugar na lista de países com maiores áreas costeiras no mundo. São mais de 7 mil quilômetros de litoral no nosso país e, para perceber com clareza o tamanho diminuto da praia dos Bálcãs, basta lembrar que, somente do Leme ao Pontal (Rio de Janeiro), há mais de 50 quilometros de praia. 

Já que estamos falando sobre o lado de cá do globo, só falta mesmo o Chile, com a sua topografia longilínea, querer tirar onda de rei do Pacífico, uma vez que domina uma boa parte da margem sudoeste da América do Sul, bloqueando o acesso da Argentina e da Bolívia ao oceano. No caso desta última, a discussão é histórica, e até hoje tentam achar uma brecha por ali.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: