Por que sentimos um gosto ruim ao comermos logo após escovar os dentes?
04
Compartilhamentos

Por que sentimos um gosto ruim ao comermos logo após escovar os dentes?

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

O bom senso nos pede para não comer nada logo depois de escovar os dentes, certo? O problema é que nem sempre isso acontece, e é bem normal que, logo depois da escovação pós-almoço, por exemplo, você sinta vontade de tomar um café ou comer um chocolate. Se isso acontecer, já sabe: o gosto da experiência não será nada bom!

Ao que tudo indica, o culpado disso tudo é o lauril sulfato de sódio, uma substância presente em alguns tipos de creme dental. As fabricantes costumam adicionar agentes conhecidos como surfactantes para que o creme deslize melhor pela boca e faça espuma - esses ingredientes também podem ser encontrados em produtos como amaciantes,detergentes e tintas.

Acontece que essas substâncias não agem apenas produzindo espuma ou fazendo com que a pasta de dentes deslize melhor pela boca. Um efeito colateral, digamos assim, dos surfactantes é mexer com a funcionalidade das nossas papilas gustativas.

Bagunça nas papilas

dicaprio

Primeiro, nossas papilas ficam confusas em relação à tarefa que exercem de reconhecer sabores doces, e é por isso que não conseguimos sentir o sabor adocicado de um suco de laranja, por exemplo, se consumimos a bebida logo após a higiene bucal. Depois, os surfactantes fazem com que nossa língua sinta sabores amargos e azedos com mais força - isso acontece porque o creme dental quebra uma proteção de gordura que há na língua e que serve justamente para suavizar sabores amargos e azedos. Ou seja...

É por isso que comer logo após escovar os dentes não é uma boa ideia nem pela lógica da coisa nem pela questão do paladar, que inevitavelmente estará alterado e vai criar confusão com sabores doces, amargos e azedos. Se você quiser, pode procurar produtos que não têm surfactantes ou que façam menos espuma: assim é possível não sofrer tanto na hora do cafezinho depois do almoço.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.