9 lugares onde a fé e a arquitetura produziram obras incríveis

13/09/2018 às 07:182 min de leitura

1. Mosteiro de Takshang, no Butão

Nossa lista começa com o mais famoso cartão-postal do Butão, o mosteiro de Takshang. No século 16, monges budistas o construíram na encosta de uma montanha a 3 mil metros do nível do mar.

2. Templo de Byodo-In, no estado norte-americano do Havaí

Construído na década de 1960 para celebrar o centenário da imigração japonesa no Havaí, o Byodo-In é uma réplica de um templo de mesmo nome, erguido há mais de 950 anos nos arredores de Kyoto, no Japão.

3. Mesquita Nasir ol Molk, no Irã

Shiraz, no Irã, abriga algumas das mais adornadas e opulentas mesquitas de todo o Irã. Um bom exemplo é essa aqui, conhecida como Mesquita Rosa, famosa pelos vitrais coloridos e pela tapeçaria persa.

4. Angkor Wat, no Camboja

Poucas pessoas tiveram a mesma visão que o explorador francês Henri Mouhot teve em 1860: durante uma expedição pelo atual território do Camboja, ele encontrou este templo hindu faraônico, oculto do resto da humanidade por 400 anos.

5. Hallgrímskirkja, na Islândia

Esta igreja luterana, inaugurada em 1986, é um dos marcos arquitetônicos da Islândia e da sua capital, Reykjavík. Ela tem 74,5 metros de altura e é sexta edificação mais alta da nação europeia. 

6. Capela de Santa Cruz, nos Estados Unidos

A arquitetura desta capela católica se mistura às formações naturais dos montes de Sedona, no estado norte-americano do Arizona, e desponta na paisagem de uma das regiões mais secas da Terra do Tio Sam. 

7. Mesquita do Sheikh Zayed, nos Emirados Árabes Unidos

A principal mesquita de Abu Dhabi foi inteiramente construída em mármore branco e pode abrigar, de uma só vez, até 40 mil fiéis. Em seu interior, está um tapete persa, considerado o maior do mundo, confeccionado durante 1 ano por 1,2 mil tecelãs.

8. Santuário de Las Lajas, na Colômbia

Erguido no cânion do rio Guaitara, em Nariño, na Colômbia, este templo imponente teve sua construção iniciada em 1916 e demorou 33 anos para ficar pronto. Importante ponto de peregrinação, o santuário tem 100 metros de altura, e a passarela que o conecta ao outro lado do cânion fica 50 metros acima do chão.

9. Wat Rong Khun, na Tailândia

Não só de praias paradisíacas vive o turismo na Tailândia: no norte do país, na cidade de Chiang Rai, está um dos templos budistas mais curiosos da Ásia, o chamado Templo Branco. Projetado pelo artista e monge tailandês Chalermchai Kositpipat, ele é feito basicamente de amianto, e a cor branca representa a pureza de Buda.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: