Ciência
30/09/2018 às 12:00•2 min de leitura
Começamos a nossa lista pela pacata Ushuaia, na Argentina, situada no extremo sul do continente americano. Com atrações turísticas para todos os gostos, a cidadezinha tem uma população de 60 mil habitantes e é a porta de entrada para a Antártida.
A cidade mais importante da Romênia é chamada de "Pequena Paris" desde o início do século 20. Existem inúmeras explicações para essa homenagem à capital francesa — desde a arquitetura imponente dos seus edifícios ao fato de os locais se cumprimentarem em francês.
Não são a tranquilidade e o alto índice de desenvolvimento humano dessa cidade na Suíça que a fazem deter o título de "Capital da Paz", mas sim o fato de ela abrigar importantes organismos internacionais que visam assegurar a diplomacia entre os países e a paz mundial. Lá estão, por exemplo, as sedes da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Cruz Vermelha.
Embora não seja uma espécie endêmica dessa região da Ásia, em sânscrito, o nome dessa cidade-estado asiática significa "Cidade Leão". Em uma das áreas mais movimentadas do lugar, há a estátua de um leão com corpo de peixe — referência à origem do nome e ao fato de, em seus primórdios, sua economia girar em torno da pesca.
Maior e mais importante cidade da Índia, Mumbai recebeu a alcunha de "Cidade dos Sonhos" dos imigrantes que deixavam as regiões mais pobres e distantes em busca de melhores condições de vida no polo financeiro e cultural do país.
A fama causada pela vida noturna agitada e por seus inúmeros cassinos faz a maior cidade do estado norte-americano de Nevada ser chamada carinhosamente de "Cidade do Pecado". Como dizem por aí, "O que acontece em Vegas fica em Vegas!".
A capital da Argentina é outra cidade da lista cujo apelido remete à capital da França. Em decorrência da arquitetura imponente dos seus imóveis, da sua pujante cena cultural e dos hábitos trazidos pelos colonizadores europeus, ela é considerada a "Paris da América do Sul".
Com uma população estimada em 300 mil habitantes, Pittsburgh, no estado norte-americano da Pensilvânia, ganhou esse título por sediar centenas de empresas do ramo do aço.
O sul da Croácia abriga essa bela cidade, classificada pela Unesco, em 1979, como patrimônio mundial da humanidade. Por conta das suas joias arquitetônicas e dos locais de relevância histórica, ela detém esse lisonjeiro título.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!