Votos brancos vão para candidato com mais votos e outros mitos das eleições

02/10/2018 às 10:301 min de leitura

Daqui a 5 dias, milhões de brasileiros irão às urnas para votar em presidente, governador, senador e deputados. Com esse clima de Fla x Flu que vai se desenhando nessa reta final do primeiro turno, alguns mitos de que o voto nulo pode anular uma eleição voltam a aparecer. Por isso, os Tips do canal Mega Curioso no YouTube tentam explicar algumas dessas situações para quem ainda está perdido.

Primeiro de tudo: apenas os votos válidos são considerados na contagem final. Assim, por mais que 51% da população se ausentem das urnas ou votem nulo, ainda assim teremos um escolhido. Ou ao menos teremos os candidatos que disputarão o segundo turno! Outro detalhe é que os votos em branco NÃO vão para o candidato que estiver ganhando, como muita gente ainda acredita.

falso

Se você não votou na eleição passada, possivelmente precisa resolver sua situação com o TSE, mas isso NÃO TE IMPEDE de votar agora. Ainda que você tenha alguma multa pendente, é seu dever votar agora. A única chance de isso acontecer é não ter votado em 3 turnos seguidos...  E, além disso, você pode ser barrado se o seu título tiver sido cancelado por falta de atualização da biometria – confira aqui se você está com seu título regularizado (no campo "Situação Eleitoral", do lado esquerdo).

O voto é secreto e continuará sendo secreto mesmo depois das eleições. Você pode até declarar seu voto nas redes sociais ou para amigos, mas, caso queira manter sigilo, não fique com medo de ser dedurado. Como as urnas eletrônicas não possuem acesso à internet, esses dados não serão vazados ou alterados após a votação.

votação

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: