Coma aquele sapo: a técnica que vai te fazer parar de procrastinar
150
Compartilhamentos

Coma aquele sapo: a técnica que vai te fazer parar de procrastinar

Último Vídeo

Que atire o primeiro despertador no modo soneca quem nunca procrastinou uma tarefa e deixou tudo para a última hora. Ainda que essa seja uma atitude comum, precisamos evitar que ela se transforme em um hábito ou a vida simplesmente vira um caos.

Procrastinar acaba gerando mais ansiedade e medo e nos traz resultados menos satisfatórios, uma vez que, se fazemos algo com pouco tempo e esmero, não temos o mesmo resultado que existe em um trabalho realizado com calma e dedicação.

O Mental Floss divulgou recentemente o passo a passo de uma técnica de nome curioso, mas que faz total sentido. Ela se chama “Coma aquele sapo” e recebeu esse nome por causa de uma citação do escritor Mark Twain, que diz: “Coma um sapo vivo na sua primeira tarefa da manhã, e nada pior acontecerá com você pelo resto do dia”.

O sapo

sapo

Não quer dizer que você já tem que dar a cara a tapa assim que acordar ou cumprir a pior tarefa do seu dia ainda enquanto toma café. O sapo em questão significa a atividade mais importante que precisa ser realizada  é por ela que você deve começar!

Se você não é a pessoa mais organizada do planeta, fique tranquilo  existe um passo a passo para quem quer deixar de procrastinar:

  • Descubra qual é o seu objetivo importante;
  • Escreva esse objetivo;
  • Estipule um prazo para a realização desse objetivo;
  • Faça uma relação de todos os passos que você precisa seguir para conseguir fazer seu trabalho;
  • Olhe esses passos e veja quais são os mais importantes;
  • Coloque a mão na massa!
  • Faça alguma coisa da sua lista todos os dias, para que você fique cada vez mais perto do seu objetivo final.

Fica a dica

sapo

Esse passo a passo deve ser feito logo pela manhã, para que você não passe o dia pensando nele. Vale lembrar que essa técnica pode não ser ideal para todas as pessoas, já que trabalhamos de formas diferentes e podemos acabar perdendo o interesse.

Se a sua procrastinação é em relação a uma tarefa de menor proporção, como arrumar o quarto ou fazer uma faxina nos armários da casa, aí a coisa pode dar mais certo; agora, se a ideia é estudar para um concurso, por exemplo, você pode tentar e ver se funciona e combina com o seu nível de engajamento em longo prazo. Conte para a gente o que você achou dessa técnica.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.