Maison Carrée: O templo romano mais bem preservado do mundo
Seja o primeiro a compartilhar

Maison Carrée: O templo romano mais bem preservado do mundo

Último Vídeo

Quando pensamos na possibilidade de visitar um templo romano tão intacto que nem pode ser chamado de ruína, logo imaginamos que devemos reservar a passagem para Roma, certo? Não é o caso do Maison Carrée. Essa construção incrivelmente bem preservada está localizada na França, na cidade de Nimes.

É verdade que ele não tem toda a pompa e a imponência dos mais famosos templos romanos, como o Partenon dedicado à Atena. Ele é relativamente pequeno, possui apenas um cômodo, nada que caiba muita gente. O verdadeiro charme está em sua integridade: Maison Carrée é tão bem preservado e conservou tanto de seus ornamentos originais que entrar nele é quase uma viagem no tempo, proporcionando um vislumbre do que foi o período romano.

O templo foi construído entre 19 a.C. e 16 a.C. a mando do imperador Augusto para seus netos e herdeiros, Lucio e Caio Cesar, que acabaram morrendo antes dele. A inscrição que continha a dedicatória para ambos acabou sendo destruída durante a Idade Média, junto com outros vandalismos praticados no prédio. A mensagem só foi recuperada no século XVIII por um grupo de estudiosos, e o resto do templo passou a ser restaurado a partir do século XIX.

Alguns edifícios haviam sido construídos em volta do Maison Carrée, mas foram todos derrubados no século XIX, junto com a restauração, a fim de manter o templo como era quando foi erguido em tempos romanos: isolado. Ele passou por restaurações até os anos 90, e os reparos incluíram o piso, o teto e até a praça da época de sua construção, deixando o cenário inteiro o mais semelhante possível à época original.

O Maison inspirou diversos edifícios ao redor do mundo, como o Capitólio, nos Estados Unidos, e hoje, mais do que ser um bem histórico maravilhosamente preservado, serve como sala de cinema, onde é rodado um filme de 30 minutos que conta a história da cidade de Nimes.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.