Você conhece o motivo de Paris ser chamada de “A Cidade Luz”?

20/01/2019 às 13:002 min de leitura

Quem já teve a oportunidade de visitar Paris sabe que é difícil não se apaixonar pela cidade. Além de ser deslumbrante durante o dia, à noite, centenas de edifícios e monumentos, incluindo igrejas, palácios do governo, pontes, estátuas, fontes, hotéis e toda classe de estruturas, ganham um charme especial ao serem iluminados com milhares e milhares de lâmpadas. Para você ter uma ideia, só na Torre Eiffel, um dos marcos mais icônicos da capital francesa, são cerca de 20 mil luzes que a iluminam todas as noites.

Champs-Elysées durante o Natal (France) 

Isso sem contar a época de Natal, quando a localidade é enfeitada com decorações natalinas e uma quantidade extra de luzinhas – só a Champs-Elysées, por exemplo, ganha mais de 2,4 km de lâmpadas, que vão da Place de la Concorde até o Arco do Triunfo. É muita luz! Essas, porém, não são as razões de Paris ser conhecida como “A Cidade Luz”, sabia? De acordo com Jade Cuttle, do site The Culture Trip, na realidade, o apelido tem a ver com o legado histórico da capital francesa.

“La Ville-Lumière”

Você deve se recordar de ter estudado nas suas aulas de História sobre o Iluminismo, certo? Esse movimento, que surgiu no século 19, tinha como principais ideais a liberdade, a fraternidade, a tolerância, o progresso, o governo constitucional, a oposição à monarquia absolutista e a separação Igreja-Estado, bem como a razão como base da autoridade.

(Wikimedia Commons/Anicet Charles Gabriel Lemonnier)

Pois Paris foi o berço desse movimento intelectual e se tornou famosa em toda a Europa por se transformar em um centro de educação e nascimento de novas ideias. A cidade atraiu inúmeros artistas, filósofos, pensadores, inventores e todo tipo de cientistas, além de ser palco do surgimento de incontáveis tecnologias novas – e acabou ficando conhecida como “La Ville-Lumière” ou “Cidade Luz”.

Ainda segundo Jade, vale lembrar que Paris também está entre as primeiras cidades europeias a adotar a iluminação de suas vias públicas, o que, sem dúvidas, ajudou a consolidar o apelido. Contudo, a verdadeira razão de a capital francesa ser conhecida como “Cidade Luz” tem a sua origem no Iluminismo.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: