Seja o primeiro a compartilhar

Você conhece o motivo de Paris ser chamada de “A Cidade Luz”?

Quem já teve a oportunidade de visitar Paris sabe que é difícil não se apaixonar pela cidade. Além de ser deslumbrante durante o dia, à noite, centenas de edifícios e monumentos, incluindo igrejas, palácios do governo, pontes, estátuas, fontes, hotéis e toda classe de estruturas, ganham um charme especial ao serem iluminados com milhares e milhares de lâmpadas. Para você ter uma ideia, só na Torre Eiffel, um dos marcos mais icônicos da capital francesa, são cerca de 20 mil luzes que a iluminam todas as noites.

Champs-Elysées durante o Natal (France) 

Isso sem contar a época de Natal, quando a localidade é enfeitada com decorações natalinas e uma quantidade extra de luzinhas – só a Champs-Elysées, por exemplo, ganha mais de 2,4 km de lâmpadas, que vão da Place de la Concorde até o Arco do Triunfo. É muita luz! Essas, porém, não são as razões de Paris ser conhecida como “A Cidade Luz”, sabia? De acordo com Jade Cuttle, do site The Culture Trip, na realidade, o apelido tem a ver com o legado histórico da capital francesa.

“La Ville-Lumière”

Você deve se recordar de ter estudado nas suas aulas de História sobre o Iluminismo, certo? Esse movimento, que surgiu no século 19, tinha como principais ideais a liberdade, a fraternidade, a tolerância, o progresso, o governo constitucional, a oposição à monarquia absolutista e a separação Igreja-Estado, bem como a razão como base da autoridade.

(Wikimedia Commons/Anicet Charles Gabriel Lemonnier)

Pois Paris foi o berço desse movimento intelectual e se tornou famosa em toda a Europa por se transformar em um centro de educação e nascimento de novas ideias. A cidade atraiu inúmeros artistas, filósofos, pensadores, inventores e todo tipo de cientistas, além de ser palco do surgimento de incontáveis tecnologias novas – e acabou ficando conhecida como “La Ville-Lumière” ou “Cidade Luz”.

Ainda segundo Jade, vale lembrar que Paris também está entre as primeiras cidades europeias a adotar a iluminação de suas vias públicas, o que, sem dúvidas, ajudou a consolidar o apelido. Contudo, a verdadeira razão de a capital francesa ser conhecida como “Cidade Luz” tem a sua origem no Iluminismo.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER