Muito além da floresta: um olhar mágico pelas paisagens da Transilvânia

28/01/2019 às 12:012 min de leitura

Poucos lugares no mundo despertam tamanha curiosidade e mistério apenas pela pronúncia do nome. A Transilvânia, região central e histórica localizada na Romênia, está intimamente ligada no imaginário coletivo ao universo do gótico, do dark e pelos contos de vampiros, em especial ao mais famoso deles o do Conde Drácula, de 1897, escrito por Bram Stoker.

Essa região, amplamente difundida, mas verdadeiramente pouco conhecida pelos brasileiros, oferece muito além de suas histórias macabras.

Florestas do lado de lá

O nome Transilvânia vem do latim medieval e significa “do outro lado da floresta”. A região é delineada nas partes sul e leste pelos Cárpatos, a segunda mais larga cadeia montanhosa da Europa.

Paisagens marcantes, castelos medievais, palácios ciganos, trilhas e o maior santuário de ursos da Europa. O resultado faz desse lugar um verdadeiro caldeirão cultural no leste europeu.

Fotografia com drones

Valendo-se das histórias e mitos que dão um perfeito pano de fundo, o fotógrafo romeno Szabi Ignácz, especializado em fotografar com drones, produziu uma série de imagens hipnotizantes, que capturam o nosso olhar e conduzem o nosso pensamento a lugares pouco explorados.

As imagens são resultado de um trabalho de combinação de fotografias nas mesmas paisagens em diferentes estações do ano.

As fotos foram produzidas ao combinar uma mesma paisagem em climas e estações contrastantes, produzindo um cenário, no mínimo, mágico e sem sombra de dúvidas bastante poético.

As imagens foram capturadas nas florestas do condado de Covasna, na Transilvânia, também conhecida como terra das mansões e localidade de nascimento do fotografo romeno.

Nessa imagem o artista enfatiza a silhueta das estradas no formato do rosto de cachorros, em contraste com o inverno e o outono.

Essa daqui parece uma estação de verão encapsulada ou dentro de uma caixa, um verdadeiro oásis no inverno.

Essa vista de cima, intitulada pelo artista como EKG of the Seasons, por remeter a um eletrocardiograma que pulsa as estações do ano.

Se você não consegue tirar os olhos desses cenários épicos e enquanto você não marca suas próximas férias com destino à Romênia para conferir tudo isso de perto, uma boa notícia: o artista colocou essa série de fotografias na plataforma Zedge, onde dá para configurar essas imagens como protetor de tela. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: