Ciência
29/01/2019 às 12:14•2 min de leitura
Na Cordilheira do Andes, a mais de dois mil metros do nível do mar, fica Machu Picchu, no Peru. Além de ser o destino turístico mais visitado no país, Machu Picchu também foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1983, e nomeada uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, 24 anos mais tarde, em 2007.
Símbolo do Império Inca, a cidadela foi construída por volta de 1450 d. C. – seu nome, na língua indígena quéchua, significa “Pico Velho” ou “Montanha Velha”. Ainda não se sabe exatamente qual foi o propósito de sua construção, mas as teorias sobre a sua existência passam pela crença de que o local era um centro secreto de cerimônias, ou que talvez fosse uma propriedade da realeza Inca.
Independente da motivação por trás do surgimento de Machu Picchu, foi a localização “secreta” que permitiu a sua sobrevivência à colonização espanhola. A maior parte das cidades Incas foi destruída, o que faz da cidadela peruana uma verdadeira joia arqueológica bem preservada.
Com mais de 150 edifícios, a cidadela conta com residências, templos e santuários. O local também servia como observatório astronômico: duas vezes ao ano, o sol fica diretamente sobre a pedra sagrada de Intihuatana, sem criar sombras. O fenômeno pode ser observando no início de cada equinócio!
Outra curiosidade sobre Machu Picchu envolve, justamente, sua construção. Embora muitas das pedras usadas pesassem mais de 20 quilos, pesquisadores acreditam que nenhuma roda foi usada no transporte do material. Centenas de homens teriam empurrado as pesadas pedras pelo lado íngreme da montanha (uau!) .
Hoje Machu Picchu é a maior atração turística do Peru, mas até 1911 a cidade só era conhecida localmente. A fama mundial só veio quando Hiram Bingham, um professor de Yale, passou a estudar a cidadela. O livro “A Cidade Perdida dos Incas” conta as descobertas do estudioso.
Ficou com vontade de conhecer mais sobre uma das poucas cidades Incas ainda existentes? Que tal ver por você mesmo? No Skyscanner você pode encontrar os melhores preços para começar a sua aventura por Machu Picchu: